sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um livro de Inês Amorim: Aveiro e os Caminhos do Sal

Capa do livro

Marnoto e moço

Um registo de D. João Evangelista de Lima Vidal


Quando vou ao Porto, tenho por hábito passar por um alfarrabista (Sousa & Almeida, L.da), onde encontro livros que já não andam muito pelas bancas dos livreiros. Editados há algum tempo, passam de moda e dão lugar a outros. Tem mais de 50 anos de existência aquela livraria, como me confidenciou o gerente, Joaquim de Oliveira Almeida, pessoa simpática, diga-se de passagem.
Ontem comprei dois livros e muitos outros ficaram debaixo de olho. Aqui falo hoje de “Aveiro e os caminhos do Sal”, (sécs. XV e XX), de Inês Amorim, a autora de um outro, mais recente, “Porto de Aveiro: Entre a Terra e o Mar”.
“Aveiro e os caminhos do Sal” tem edição da Câmara Municipal de Aveiro, com data de 2001. Não o tenho visto pelas livrarias, talvez por estar na posição dos que deram lugar a outras obras. Mas vale a pena ser lido, apreciadas as ilustrações e interpretados os mapas que nos mostram a evolução do salgado aveirense, sobretudo até à fase decadência, que se situa nos finais do século XX, como é sabido de todos.
Aqui fica a referência, sucinta, mas suficientemente capaz de mostrar que há trabalhos que merecem um pouco mais da nossa atenção.

FM

1 comentário:

  1. Adorava ter esse livro de Inês Amorim primeiro porque me interesso muito por tudo o que diga respeito à Ria de Aveiro e também porque tive o grato prazer de conviver com ela quando trabalhou para a elaboração do Livro "Porto de Aveiro: Entre a Terra e o Mar". Inês Amorim é uma pessoa fantástica e que sabe transmitir os seus conhecimentos, adorei te-la conhecido pessoalmente, quando eu ainda trabalhava na APA, SA.
    Nesta minha última mensagem que adicionei no meu Blog BE HAPPY, tinha sido uma mais valia também divulgar este livro da autora Inês Amorim Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que é natural de Oliveira de Azemeis, portanto do nosso Distrito de Aveiro a quem deixo aqui a minha sincera estima.
    Ana Paula Lourenço
    http://behappyaveiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar