domingo, 15 de agosto de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 197

PELO QUINTAL ALÉM – 34



A PEREIRA



A
Engenheiro Oudinot,
Armando Ferraz

Caríssima/o:

a. Temos ali junto das abelhas, umas pereiras que minha Sogra tratava com todo o cuidado, já que era a sua fruta preferida. E de uma dessas pereiras se guarda uma recordação inolvidável: são pêras grandes, como que três ao prato.

e. Durante anos e anos, o Esteiro Grande, de saudosa memória, foi a nossa piscina. Toda a gente conhece a sua história tão badalada foi durante uma campanha promovida para a sua preservação ( de que resultou o arranjo que se pode apreciar e usufruir junto ao SANTO ANDRÉ). Mas há sempre algo de novo a acrescentar. Um dos nossos duelos era atravessar o Esteiro. Nesta época de Verão, atravessava-se e, se o guarda do Jardim não andasse por ali, fazia-se uma visita às pereiras e regressávamos, nadando, com apetecidos frutos a boiar à nossa frente. Sentados, à sombra, do lado de cá, era um regalo!...

i. A pêra deve ser consumida ao natural, quando a casca estiver firme sem rachadelas ou cortes, ou na culinária: geleias, compotas, tortas, sucos, cremes, sobremesas e sorvetes.
Chamada de "fruta-manteiga" por muitos em alusão à textura macia, a pêra é ideal no lanche, na sobremesa ou até mesmo como acompanhamento. Uma pêra de tamanho médio possui menos de 100 calorias.
As pêras são consideradas a fruta por excelência para um bebé: é o fruto ideal para introduzir nestes futuros adultos o salutar hábito de proteger o corpo com alimentos saudáveis.



o. A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e complexo B.
Pela sua composição nutricional, contribui para a formação dos ossos, dentes e sangue, além de manter o equilíbrio interno, o vigor do sistema nervoso e fortificar o músculo cardíaco. Possui muitas fibras, e assim é considerada boa para a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial, sendo considerada, também, um óptimo diurético. A sua maior acção terapêutica faz-se na doença diverticular do intestino.
A pêra é bastante vista em dietas para emagrecimentos devido ao seu baixo valor calórico, com cerca de 53 calorias por cada 100 gramas de fruto, e pela fácil absorção pelo organismo.
Outros usos: o suco de pêra é usado como ingrediente em máscaras para revitalizar a pele seca e envelhecida.

u. Curiosidades:

1. Como as maçãs, a fruta da pêra é um pomo. Há milhares de variedades domésticas de pêra. Em áreas tropicais, a palavra pêra pode também ser utilizada para denominar abacate, fruto que não tem parentesco com as verdadeiras pêras.

2. Ocupa o terceiro lugar entre as frutas mais cultivadas do mundo (atrás da uva e da maçã). Gregos e romanos são referência na disseminação dessa fruta – o poeta clássico Homero já a chamou de “presente dos deuses“.

3. Há cerca de 170 anos (1836), foi identificada no concelho de Sintra, na propriedade de Pedro António Rocha, uma pereira diferente, com frutos de qualidade invulgar, cuja denominação de origem é actualmente a “Pêra Rocha do Oeste”, variedade portuguesa concentrada na região Oeste, na orla marítima desde Sintra até Leiria.

4. Um agricultor chinês da província de Hebei vem produzindo pêras em formato de monge. Segundo a imprensa local, Hao Xianzhang levou seis anos para desenvolver a técnica.

5. E, para gastar alguma energia, fica o desafio do «Vendedor de pêras»:

- Um vendedor de fruta tinha uma determinada quantidade de pêras; ao primeiro freguês vendeu metade mais meia pêra, ao segundo vendeu metade do que tinha mais meia, ao terceiro freguês voltou a vender metade mais meia pêra. Sabendo que o vendedor ficou sem pêras ao vender a estes três fregueses, quantas pêras tinha?

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário