O TOMATE
A
António Sá e esposa Rosa
Caríssima/o:a. É um regalo ver como o Amigo Sá cuida da horta, num recanto do nosso quintal, e encantador ter o privilégio de acompanhar o desenvolvimento das plantas. Sem menosprezo para pimentos, couves, nabiças, melões, meloas, malaguetas, coentros, pepinos, ..., todos concordam que os tomates são únicos! Como escolhe as variedades; prepara o terreno; os semeia; os estaca; os capa; os rega; os sulfata, os colhe!... E o resultado não desilude e espelha-se no seu riso aberto e franco.
Degustar qualidade é outra coisa!
e. Embora sem tantos requintes, por vezes quase ao deus-dará, a nossa juventude deliciava-se com tomates apanhados e comidos ali mesmo (que crime: não os lavávamos!...) servindo-nos de merenda diferente e apetecida.
i. O tomateiro é uma planta fanerogâmica, angiospérmica e dicotiledónea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é, na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.
De sua família, fazem também parte as beringelas, os pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com o seu formato e a finalidade de seu uso.
o. Além de apreciado como ingrediente culinário, o tomate pode ser utilizado na prevenção e tratamento de diversas enfermidades.
É rico em licopeno e contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio.
De baixo teor de calorias, o tomate é excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago.
Segundo os entendidos, “na casca do tomate existe um pigmento chamado licopeno, que tem efeitos comprovados contra o cancro da próstata, pâncreas, pulmão e cólon.” E advertem que “para ingerir o alimento com casca é necessário ter cuidado redobrado com a higiene, lavando bem antes de qualquer preparo”.
Portanto, coma muito tomate e consulte o médico regularmente.
u. Curiosidades:
1.Originário da América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo actualmente cultivado e consumido em todo o mundo. Os primeiros registos apontam para a sua chegada a Sevilha, na Espanha, no século XVI.
2.Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais.
Nos EUA também achavam que o tomate era venenoso e conta uma lenda que só começou a fazer parte da alimentação no início do século XIX quando um senhor chamado Robert Johnson chocou a cidade de Nova Jersey ao comer um punhado de tomates em frente do tribunal central e não morrer, nem mesmo adoecer, provando assim que a fruta era saudável.
3.Na cidade espanhola de Buñol, há um atractivo turístico, no mínimo original -a Tomatina, "guerra de tomates”, que todos os verões, na última quarta-feira de Agosto, leva muitos forasteiros àquela localidade. Habitantes e turistas guerreiam-se com tomates, tingindo o centro de Buñol de vermelho vivo. No rescaldo da festa, a cidade procede à limpeza de ruas e fachadas de edifícios. O costume, que vem desde 1940, reúne cerca de 38 000 pessoas.
Manuel