domingo, 8 de agosto de 2010

Festa simples para celebrar 45 anos de casamento

Flor do meu jardim. Foto da Lita

Uma festa simples para celebrar 45 anos de casamento só tem lugar uma vez na vida. Como é óbvio. Aconteceu ontem, 7 de Agosto, em ambiente familiar, como mandam as boas regras, na minha óptica. Há quem procure fazer uma festa de arromba para tornar mais badalada a efeméride. Prefiro a primeira forma, no aconchego da família, com esposa, filhos, nora, genro  e netos.
Alguns ainda perguntaram porquê celebrar 45 anos, que não é uma data certa, como 25 ou 50 anos. Respondi que mais vale comemorar já, não vá dar-se o caso de algum percalço estragar a festa. Portanto, agora, ano após ano, fazemos questão de viver essa celebração.
Foi muito agradável recordar, com calma e com a família, o que foram 45 anos de harmonia e amor, onde a aceitação do outro, neste caso a minha Lita ou eu próprio, com tudo o que cada um é.
Ver os filhos crescer, senti-los envolvidos na vida, ouvir as suas aspirações, apoiar os seus projectos e alegrarmo-nos com as suas alegrias, dá-nos um prazer enorme. Por isso a festa, por isso o encontro, por isso os brindes…





3 comentários:

  1. Meu Caro Fernando,

    Antes de mais, queira-me permitir felicitá-lo pelos seus 45 anos de casado...

    De facto, 45 anos é, praticamente uma vida! Uma vida que se preenche ao longo de cada minuto, hora, dia, mes, ano... sempre com uma aceitação, respeito, dedicação, amor... e um grande etc. pelo outro.
    Eu sou apenas um jovem, sonhador, comprometido com a vida e com a pessoa que me faz feliz, neste momento. Pode perguntar " Será que ela será para sempre?" eu respondo: Nada é para sempre, um dia terá de acabar. Não acredito na vida depois da morte, e se há algo de que tenho certezas desde o primeiro dia em que nasci, é que todos nós temos uma "validade" e mais dia menos dia, mais hora menos hora, será a nossa vez de partir e de dizer adeus. Eu quero aproveitar todos os pequenos grande momentos com essa pessoa, por longos e felizes anos, como o Fernando teve. Quero ter filhos e quem sabe netos, bisnetos... sim, sou rapaz, mas um rapaz que, na calada da noite, sonha com isto. Ainda assim, por vezes, fico retido nos pensamentos e penso se será um grande e certo passo um dia casar! Ainda assim, até lá, quero continuar a fazer a minha namorada feliz, e quem sabe, daqui a uns anos, possamos pensar nisso (sim, porque ainda só tenho 16 anos).
    O que quero dizer com isto tudo, é que há pessoas felizes, casamentos felizes... e não só divórcios e consequentes problemas por detrás disso. A vida é feita de pequenos acontecimentos, momentos, ocasiões e somos nós, apenas cada um de nós, que traça o destino de como quer a sua vida.
    "Dividir uma sopa não é um milagre, é um truque de magia! Uma mãe com dois empregos e que ainda tem tempo para levar o seu filho à escola, ou treino de futebol, ou ainda para lhe dar amor e carinho é um milagre! Um jovem que diz não às drogas e sim à educação, isso é um milagre"... tudo isto para dizer que o maior milagre estão nas mãos felizes de quem dá tudo por outra pessoa fazendo de si, de cada um de nós, uma pessoa realizada com a vida e feliz pelos momentos!

    Abraço e que venham mais anos, juntos!
    Rui Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo,
    Os meus sinceros parabens, e que este aniversario se torne a repetir por muitos e longos anos, cheios de amor, saude, harmonia e paz, na companhia dos seus entes mais queridos.
    Um Abraco, Ruben Branco

    ResponderEliminar
  3. Feliz coincidência: lançar um livro e festejar as bodas de rubi! Que este felicidade se mantenha por muito tempo!
    Parabéns Sr. Professor!
    Aldina

    ResponderEliminar