quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Recantos de Buarcos


Gosto de ver que o povo não é ignorado pelos poderes autárquicos. Normalmente, as ruas são baptizadas com nomes de gente célebre pelos seus feitos políticos, académicos e artísticos. O povo, embora se torne, pelos seus méritos, credor da nossa admiração, não costuma ser honrado com o nome numa rua. Mas a Maria Jarra aí está a atestar que não foi esquecida.


Povoação antiga que se preze não pode destruir ruas sinuosas e vielas estreitas. Buarcos não foge à regra. Andei por lá, ontem, em longa caminhada, para apreciar esses vestígios da sua ancestralidade, mas também da sua modernidade.


Os vestígios de antigas muralhas estão bem conservados, voltados para o mar e à vista de toda a gente. Ali e por toda a faixa que se estende como que a proteger a povoação, com sinais, até nas pessoas e sobretudo nas mulheres, de quem gosta de preservar o passado.  


O areal a perder de vista é marca notável das praias da Figueira da Foz, mais concretamente de todo o concelho ligado ao mar. E em Agosto, o mês privilegiado de quem gosta de vir a banhos, se não atingiu os cumes de outras eras, não faltaram veraneantes de todas as partes do país e até do estrangeiro.


O mastro, alto e armado, atesta a força do mar nas gentes de Buarcos. Os velhos pescadores, reformados mas com os olhos permanentemente fixos nas águas desafiadoras do oceano, não largam os seus recantos em conversas intermináveis uns com os outros.  Perto do mastro e por toda a marginal.


A homenagem ao pescador, na rotunda do mesmo nome, atesta o respeito que há por quem deu o ser a Buarcos. Na crista da onda, o pescador segura a rede, sempre na ânsia de que venha o peixe necessário para o sustento da família. Boa ideia.

2 comentários:

  1. Olá

    Sou natural e morador em Buarcos. Gostei muito do relato da sua passagem pela linda Vila de Buarcos.

    Obrigado pela visita,
    sinta-se sempre benvindo por todos os buarcosenses

    Convido-o a visitar a página "Vila de Buarcos" no facebook. Como administrador da página divulguei o seu blog a todos os membros.

    http://www.facebook.com/group.php?gid=310313305488

    Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do seu interesse pelo que escrevi, há tanto tempo, sobre Buarcos, terra por onde passo, com calma, algumas vezes por ano. E quando puder, voltarei ao tema.

      Eliminar