terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ÍLHAVO: "Coastwatch Europe 2010"

Ninguém pode proteger aquilo que desconhece

A Câmara Municipal de Ílhavo parte hoje, dia 8 de Fevereiro, para o oitavo ano consecutivo de dinamização do projecto europeu “Coastwatch”, assumindo novamente o papel de Coordenador Regional da iniciativa, que conta com a importante colaboração de dez Estabelecimentos de Ensino do Município.
Assim, e durante os próximos meses, centenas de voluntários das Escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico N.º 1 de Ílhavo, da Barra, do Corgo Comum, de Vale de Ílhavo, da Marinha Velha, da Cambeia, da Senhora dos Campos e da Chousa Velha e, também, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação e da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré vão andar “de olho no litoral”, promovendo a caracterização ambiental de toda a faixa costeira do nosso Município, num total de 50 quilómetros de costa (que acompanham toda a frente-ria e frente-mar), através do preenchimento de inquéritos de observação por cada bloco do 5 quilómetros.


O projecto fica também marcado pelos vários momentos de interesse que assumirá até ao final do ano lectivo 2009/2010, nomeadamente a Sessão de Boas Vindas aos Estabelecimentos de Ensino participantes com o Vereador do Ambiente, Eng. Marcos Ré, as Saídas de Campo, o Tratamento de Dados, o Preenchimento da Base de Dados Nacional, a Limpeza dos Blocos, a Preparação das Apresentações Públicas às observações feitas e, finamente, a realização do 6.º Seminário Local «As Escolas e o Coastwatch!”.
Criado em 1988, na Irlanda (Coordenador Europeu), o "Coastwatch Europe" é um projecto de defesa e estudo ambiental dos sistemas litorais europeus, onde todos os anos voluntários de 23 países, incluindo Portugal, caracterizam cerca de 10.000 quilómetros da faixa costeira em toda a Europa, logo após a época balnear. Tendo em conta compromisso feito com o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, é com reforçado prazer e motivação que a Câmara Municipal de Ílhavo (re)assume a sua responsabilidade de promover este projecto, contando para o efeito com a participação dos Estabelecimentos de Ensino do Município inscritos nesta edição 2010 do “Coastwatch”.
Este é, sem dúvida, um projecto com muita importância para todos os Municípios do Litoral que, através da monitorização dos seus Ecossistemas subjacentes, contribui para a preservação dos mesmos, despertando em simultâneo o gosto pela observação e protecção da Natureza e, desta forma, do Património Natural do nosso Município.
Como «Ninguém pode proteger aquilo que desconhece», fique atento a esta iniciativa e colabore connosco na preservação do nosso Litoral!

Fonte: CMI

1 comentário:

  1. Estas iniciativas são muito importantes para o Ambiente. A Câmara de Ílhavo e especialmente o seu Presidente que admiro muito estão de parabéns!!!
    Ah já agora um "aparte" frequentei quando era criança a escola da Chousa-Velha já que sou natural da VA, e agora com os seus amigos da Gafanha, Teresa e Nelson a U.S. da fundação Prior Sardo, e figuramos na foto de publicou da aula de comunicação:-)
    Este Mundo da "Blogosfera" é uma autêntica aldeia!:-)
    Gostei deste espaço Senhor Professor e também lhe dou os meus sinceros parabéns! Já o adicionei ao BE HAPPY para ir "cuscando":-)
    Um abraço,
    Ana Paula

    ResponderEliminar