quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SEDOV: O maior veleiro do mundo volta ao nosso porto

SEDOV
.

Depois da sua passagem pelo nosso Município em Setembro de 2008, no âmbito da Regata dos Grandes Veleiros, que ligou Falmouth (Inglaterra), Ílhavo e o Funchal, o STS SEDOV escolheu o Porto de Aveiro para porto de paragem na sua viagem entre Delfzijl (na Holanda) e o Mónaco.
O SEDOV chegará amanhã, dia 4 de Setembro (Sexta-feira), partindo três dias depois (7 de Setembro), rumo ao Mónaco. Segundo informação obtida junto do operador, o navio estará aberto para visitas nos dias 5 e 6 (Sábado e Domingo), entre as 10 e as 20 h, e ficará atracado no Terminal Norte do Porto de Aveiro, no mesmo local onde esteve durante a Regata de 2008.
O STS SEDOV foi construído em 1920, tendo como porto de origem Murmansk, (Rússia). Com os seus 108,70 metros de comprimento, e capacidade para transportar uma tripulação de mais de 300 pessoas, é considerado o maior veleiro do mundo.
A vinda do STS SEDOV surge como consequência da excelente recepção de que foi alvo durante a Regata, sendo o primeiro veleiro “Classe A” a visitar o nosso Município e o nosso Porto desde que este, fruto do Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, em Março de 2009, obteve o estatuto de “Friendly Port”, que garante aos veleiros que nos visitam condições excepcionais de estadia.
.
Fonte: CMI

2 comentários:

  1. Sinto-me magoado, e triste, pela forma menos respeitosa como certas Entidades nos continuam a tratar. O "Festival do Bacalhau" realizou-se em Ílhavo; o maior veleiro do mundo está atracado em Ílhavo; tudo o que é bom está em Ílhavo ou Aveiro. É verdade, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.
    Tudo seria pacífico se desde o início do século XIV não existisse uma terra chamada Gafanha da Nazaré, que volta e meia é escamoteada à opinião pública por certos indivíduos menos escrupulosos. É tempo de quem assim tem andado a proceder se penitencie e aprenda a respeitar pelo menos a memória daqueles que se atreveram a desbravar areais estéreis, varridos por ventos mareiros inclementes, que em tempos ninguém quis...

    Júlio Cirino

    ResponderEliminar
  2. Só uma pequena correcção o "Sedov" tem 118 metros de comprimento fora a fora.

    Um abraço do amigo
    Rubem da Rocha

    ResponderEliminar