terça-feira, 14 de julho de 2009

A nossa gente: João Teixeira Filipe

João Teixeira Filipe
João Zagalo, um doryman aguerrido - I
Na semana passada, marquei um encontro na seca com João Teixeira Filipe, homem de boa têmpera, trabalhador fiel de Testa & Cunhas, durante 59 anos, desde 1943 até 2002.
João Zagalo (alcunha), seu nome de guerra, nasceu na Gafanha da Nazaré, a 28 de Agosto de 1924. Foi no início e crepúsculo da vida, carpinteiro naval, mas, no seu auge, foi um grande pescador do bacalhau, um audacioso, sabedor e afortunado homem do dóri. Tem um certo orgulho nas categorias que teve a bordo e no apreço que capitães, colegas e empresa nutriam por ele.
.
Ana Maria Lopes
.
Leia mais aqui
.
Nota: Texto e foto de Marintimidades

1 comentário:

  1. Há uns tempos tive uma pequena colaboração com o Museu Marítimo de Ílhavo durante a qual convidei alguns conterrâneos a ser fotografados para comparar a sua foto actual com a da inscrição marítima, arquivada no Museu. Um dos contenplados foi o sr. Zagalo a quem comecei por contar outra história: estava à procura de uma tripulação para voltar à pesca nos moldes de antigamente. O sr Zagalo encheu o peito de orgulho e contou-me que tinha a cédula caducada mas que isso se arranjava. Nessa altura surgiu a esposa que o tentou demover da ideia, mas em vão. Mandou-a tratar da roupa para a viagem. Custou-me repôr a verdade, o que fiz tentando aliviar a decepção com um abraço.
    De volta ao Museu o fotógrafo relembrou o facto com admiração e carinho: "Olhe que ele ia na viagem".

    JM

    ResponderEliminar