quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manoel de Oliveira: um século de vida, com o cinema por paixão

Quando estou a fazer um filme estou a descansar. Esta frase, dita por Manoel de Oliveira, traduz bem a paixão que Manoel de Oliveira nutre pela nobre arte, que é o cinema. Completa hoje um século de vida e quer passá-lo a trabalhar, fazendo aquilo de que gosta. Com paixão, qual cântico solene à vida! Sem queixumes nem renúncias. Com amor e entusiasmo por uma arte que viu nascer e que abraçou, desde a primeira hora, para nos ensinar a reflectir emoções, sentimentos, beleza, arte. Penso que já tudo foi dito sobre este HOMEM do cinema, que não se cansa de transportar para a tela uma visão original do mundo que o ocupa. Cinema de autor. Cinema com assinatura. Que nem todos os cinéfilos entendem, mas que o mundo gosta de ver. E distingue. FM

9 comentários:

  1. ...quantos filmes de Oliveira viu? Gostou? Não os acha lentos demais?!? A idade é de facto um posto. Um realizador com 40 anos e com o estilo de Oliveira estaria condenado ao fracasso.

    ResponderEliminar
  2. Não gostei de todos. É verdade. Mas gostei bastante de outros. Manoel de Oliveira não é um realizador "comercial". Não é, portanto, no meu entender, um realizador popular e para toda a gente. Mas é um realizador para alguns, sobretudo para os que gostam de pensar, de relacionar factos e acontecimentos, traços históricos e jogos de silêncios.
    Talvez por isso, tem o seu lugar na história do cinema português, e não só. Penso eu, claro.

    FM

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito mais de Steven Soderbergh, Spielberg, Coppola ou Peter Jackson....Comparado com estes Oliveira é mt fraco.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro anónimo

    Cada um aprecia a arte segundo a sua capacidade, formação e sensibilidade. E não peca por isso.

    FM

    ResponderEliminar
  5. O Manuel de Oliveira nasceu um dia antes de mim.....41 anoss antes!
    Será que também vou ser tocada pelo génio.....de alguma coisa?rsrs
    Será que os sagitarianos têm características peculiares?
    I hope! God grant that...!
    DA

    ResponderEliminar
  6. Os meus parabéns para a DA, pela alegria de viver que manifesta.

    FM

    ResponderEliminar
  7. Diz alegria? É pouco....meu caro Amigo! Eu diria euforia.....já que a vida é uma festa! E....eu faço a festa, atiro os foguetes....e vou apanhar as canas!
    Será que um dia, não vou ficar sem uma mão?
    I don't think so!
    DA

    ResponderEliminar