terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escola da Ti Zefa

Escola da Ti Zefa, hoje oficina de bicicletas e motorizadas
Antigos alunos querem encontrar-se
Nos últimos dias, têm-se repetido as consultas, no sentido da viabilidade de um encontro de antigos alunos da escola da Ti Zefa. Alguns amigos, que por lá passaram, muitos deles há mais de sessenta anos, perguntam-me se será possível organizar uns momentos de convívio, para recordar e sobretudo para matar saudades. A ideia, tanto quanto sei, partiu do José Maio, que não vejo há anos. Sei que emigrou e que já regressou, mas a verdade é que não o tenho visto. O mesmo acontece com outros, que o tempo tem abastado do nosso convívio. De quando em vez lá me vou cruzando com um ou outro, e então há sempre uma troca de impressões sobre a vida, com o passado a marcar presença nas nossas conversas. E não faltam perguntas sobre este ou aquele colega que anda longe dos nossos olhares e dos nossos caminhos. Também vamos sabendo de um ou outro que já não está entre nós, embora se mantenha no nosso espírito. Aos que me abordam sobre a possibilidade do encontro, digo sempre que estou disponível e que só aguardo ordens para aparecer onde for preciso, para a cavaqueira que se impõe. Recordar é viver. Todos sabemos disso. Mas não podemos ficar simplesmente pelas ideias; é preciso mesmo deixar os nossos comodismos e avançar. As nossas recordações estão à espera de soltar as amarras para verem a luz do dia, em conversa franca e amiga uns com os outros.
Fernando Martins

3 comentários:

  1. Ola professor.
    Ora ai esta uma ideia fantastica,que por casualidade ja ocupou o meu pensamento ha algum tempo atras,mas,como ando por aqui por terras do tio Sam,esperava regressar para propor a ideia,ja que como e obvio tambem justaria de estar presente,por isso calei. Felizmente que alguem se lembrou de trazer o assunto a baila,e bom que nao deixem morrer a ideia,e ha que arregacar as mangas e passar da ideia a practica,para que se comece um movimento novo de convivio entre todos os antigos alunos da nossa escola............A ESCOLA DA TIZEFA.
    Fico a espera de novidades,e e bom que haja um bom fotografo,como "um que eu conheco bem",que com o seu trabalho me vai matando as saudades desses nossos cantinhos,....sabem a que me refiro ao prof.Fernando naturalmente.
    Um grande abraco extensivo a todos os antigos alunos e professores da nossa escola.
    Ate breve.

    Nelson Calcao

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    Vamos a isso... Vai ser interessante reviver tempos idos, com cabelos brancos a brilharem no outono da vida e carecas luzidias a iluminarem saudades.

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Caro Professor!
    Estes movimentos para convívios de confraternização de antigos alunos, ou companheiros do que quer que seja.....soam a nostalgia do passado! Mas..........recordar é viver e muito saudável.

    ResponderEliminar