terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pintor António Neves no Centro Cultural de Ílhavo



Vai ser inaugurada, no próximo dia 4 de Outubro, no Centro Cultural de Ílhavo (CCI), uma exposição de aguarelas do pintor Ilhavense António Neves, denominada LATITUDES. Esta mostra individual de pintura é a primeira deste artista naquele espaço, após as exposições de Cândido Teles e João Carlos Celestino Gomes, que se manterão em local próprio no CCI.
Questionado sobre a razão do nome LATITUDES para estes seus trabalhos, o aguarelista confidenciou-nos que, “tal como o significado da palavra, são linhas imaginárias criadas para cortar a Terra, também a pintura é feita de linhas onde o imaginário do artista traça, na tela, horizontes por vezes impensáveis de alcançar ou nunca visitados, sendo esta uma forma de viajarmos por esses locais”.
Ao longo de 21 anos de pintura, sente-se, nos trabalhos mais recentes do aguarelista António Neves, uma maior intensidade e rigor nas formas e nas cores, sejam as paisagens quentes e arrebatadoras do Brasil ou do Alentejo, passando pelos tons tristes e bucólicos das margens do Douro e do Tejo, sejam os amarelos dos eléctricos de Lisboa, não esquecendo a nossa laguna e os barcos típicos da região.
Viajante inconformado, sempre à procura das realidades imaginadas, é capaz de transmitir o que vê e o que lhe dita a inspiração, exprimindo contrastes, sentimentos, beleza e cores, numa simbiose artística, ao mesmo tempo impondo ao espectador uma serenidade estonteante, comparada com a acalmia de uma qualquer maré baixa do oceano, num fim de tarde de um qualquer mês de Setembro.
Com 44 anos, já reconhecido como aguarelista de relevo, encontra-se neste momento a preparar duas exposições para levar, pela segunda vez, ao Brasil (Cabo Frio – Rio de Janeiro) na Galeria AB e no Centro Cultural de Charitas.


Carlos Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário