quarta-feira, 11 de junho de 2008

Não será euforia a mais?

Confesso que não compreendo tanta euforia. Hoje à tardinha, depois da vitória de Portugal sobre a República Checa, em algumas ruas da Gafanha da Nazaré, decerto à semelhança do que acontecia por todo o país, a alegria era esfuziante. Como se Portugal acabasse de vencer o campeonato do Mundo de Futebol. De outra coisa qualquer, o silêncio seria igual ao de todos os dias, com o povo mais preocupado com a crise que provoca angústias. Mas com o Futebol, não é assim. Carros cheios de gente, bandeiras e bandeirinhas agitadas ao vento, também em casas particulares e nos estabelecimentos comerciais, buzinadelas ensurdecedoras, gritos e gritinhos de entusiasmo! Quase todos vestidos ou decorados com as cores nacionais, aos pulos, nas ruas e em carrinhas de caixa aberta. Todo o pessoal se saudava de braços bem abertos e de bandeiras desfraldadas! Até vi um carro de museu na festa! Cada um é quem é. Mas eu, que gosto que Portugal vença e seja campeão, não sinto necessidade de todo este espalhafato. Por esse andar, se a nossa selecção perder, se ficar num lugar fora do pódio, então a tristeza é mesmo de morrer. Nunca li qualquer explicação para esta reacção nacional. Será uma resposta espontânea às crises económicas por que temos passado? Será uma vontade explosiva para afugentar as preocupações? Será uma atitude natural de quem tem andado na mó de baixo e se vê agora, com o Futebol, só com o Futebol, a bater forte nos outros? Expliquem-me, por favor, porque eu não entendo isto! FM

10 comentários:

  1. Senhor Professor. Somos um povo alegre que liberta a alegria. Não a contem! Pq é que o senhor é daqueles portugueses que canta a "dor", porquê cantar o sofrimento "fado" e pq ñ partilhar em grupo efusivo sentimentos de alegria?
    Já experimentou sair para a rua e partilhar a sua alegria com os seus Lusos? Vai ver que gosta. Ñ se esforçe mt a tentar discurtinar estas manifestações. Viva a vida com naturalidade, sem contimentos!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo

    Por que não o faz com outros desportos? E com outras razões? E com artistas de todos os quadrantes?
    Nunca pensou que a alegria, sem sentido, pode ser um reflexo de pouco juízo? Portugal já ganhou, realmente, alguma coisa, neste campeonato?
    Eu também me alegro à minha maneira, sem andar por aí como alguns tolinhos, que nem no carnaval!

    Um abraço e que Portugal chegue a campeão da Europa! Então aplaudirei, mas sem exageros.

    FM

    ResponderEliminar
  3. Portugal ganhou! Foi bom, fiquei contente mas só vi a 2ª parte: tinha algo a fazer de que também gosto.Vou colocar a minha bandeira pois justifica-se, e à noite recolho-a. Este campeonato tem sobretudo a virtude de fazer remover dos galinheiros e pombais bandeiras que há quatro anos enfrentam todas as intempéries, agora finalmente substituidas em prol de novas victórias. Da Rép. Checa enalteço sobretudo a simpatia com que aceitou a derrota.
    Não alinho muito nestas euforias pois trata-se apenas de um jogo em que o factor sorte é muito importante(o mesmo jogo feito a seguir poderia ter um desfecho completamente diferente).
    Estou com a Selecção, mas não tanto como alguns comentadores que tanto a elevam como derrubam ao menor deslize, como se as outras equipas não tivessem também o direito à victória.
    Força Portugal!!!

    JM

    ResponderEliminar
  4. Um dos benefícios da democracia é que qualquer um pode criticar o que quizer, como quizer, quando quizer. Mas qual é o problema de se festajar uma vitória da selecção?
    O autor deste blog não tem mais nada que fazer do que criticar por criticar?

    Vasco. Ílhavo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que sedeve festejar, mas até ao momento Portugal ainda não ganhou nada. Pois quando ele perder, vamos ver quantos é que os vão apoiar, e quantos é que os vão criticar. Para já fizeram a sua obrigação como grandes jogadores que são ( e ganham fortunas mesmo na selecção), que foi passar á faze seguinte. VIVA PORTUGAL.

    Um abraço e continue srº professor

    Rubrm da Rocha

    ResponderEliminar
  6. Meus caros

    Obrigado pelos vossos comentários. Mesmo os dos que ousam dizer que eu não tenho mais nada que fazer do que criticar por criticar.
    Meu caro Vasco, olhe que eu trabalho muito para a minha idade. E se critico, é porque acho que tenho razão... Mas se não tiver, tudo bem! A democracia dá-nos este direito de ter opiniões divergentes. Mas também nos dá a obrigação de respeitar as opiniões dos outros.
    Votos de muita sorte (e saber) para a selecção portuguesa!

    Um abraço para todos até à vitória final! Mas se não vencermos, palmas para os vencedores!

    FM

    ResponderEliminar
  7. É futebol e os comentários chovem.
    Ainda bem, É sinal de que o blog é
    lido.
    Só que o 1º comentário é para mim incompreensível. Aqueles n (espanhois)? e outros, são de dificil leitura para mim.
    Vou perguntar à minha neta que poderá dar-me uma ajuda!...
    Ângelo

    ResponderEliminar
  8. SAIAM À RUA LIBERTEM AMARGURAS GRITEM BEM ALTO O NOME DE PORTUGAL. ENTREM NA FESTA NÃO SEJAM VELHOS DO RESTELO.

    ResponderEliminar
  9. Bem então qundo o país vive numa situação de rotura economica, de caos nas estradas, dedespedimentos em massa e aguardem para o que aí vem......eis o futebol salvador da patria, vejam os estádios que se fizeram para o euro 2004, só lucro........ sim eu sei que alegria, o contentamento tudo é bom mesmo quando há gente com fome, há desemprego há famailias que continuam a endividar-se com as promessas dos bancois e grandes superficies comerciais e enqunto nos usados os carros mais vendidos são os topo de gama, pertenço a uma geração rica de valores, mas meus senhores não foi para isto que também ajudei a fazer o 25 de Abril
    Carlos

    ResponderEliminar
  10. Eu não tinha dito que o futebol é o que está a "dar"???
    Até alinha o Velho do Restelo mesmo sem haver futebol no seu tempo! É disto que o Meu Povo gosta!
    Aprendi algo sobre esta figura: o velho seria um crítico maldizente ou alguém que vislumbrava outra maneira de fazer as coisas? É que se assim fosse ele estaria muito à frente dos que se preparavam para descobrir o caminho marítimo para a Índia.
    Para já quem vai ganhar é seu Filipão, e uma nota preta.

    Saudações desportivas para todos

    JM

    ResponderEliminar