quarta-feira, 2 de abril de 2008

NÃO TENHAIS MEDO!


“Não tenhais medo” – foram estas as primeiras palavras que, no já longínquo dia 16 de Outubro de 1978, o Cardeal polaco Karol Wojtyla proferiu, da varanda central da Basílica de São Pedro, em Roma, logo que foi eleito, pelo Conclave Cardinalício, sucessor do Apóstolo Pedro, tomando, a partir daí, na a sua missão pontifícia, de quase 27 anos, o nome de João Paulo II.
No dia em que se celebra o terceiro aniversário da sua ida para a “casa do Pai”, pelas 20.37 horas, daquela noite, fria e húmida, do dia 2 de Abril de 2005, nos seus aposentos, no Vaticano, creio, firmemente, que a necessidade de deixar falar a memória de cada homem de boa vontade, e, em particular, a de cada cristão, se sobrepõe a tudo aquilo que já se disse e continuará a dizer desta personalidade invulgar, que tantas marcas deixou no mundo, do século XX, e que, segundo a vontade e os desígnios de Deus, continuará a fazer parte integrante da herança espiritual dos homens dos tempos vindouros.
”Não tenhais medo” – eis a frase chave de todo o seu pontificado, na medida em que ela contém, em si mesmo, a ideia estrutural de um programa de acção e uma fonte de inspiração para o seu múnus de Pastor.
Neste dia de saudade fraterna, de um homem justo e bom, o melhor tributo que se lhe pode prestar é o sermos capazes de transformar a sua memória passada em memória presente, actualizando-a e testemunhando-a, com a coragem e a determinação necessárias, para que, sem medos e preconceitos, o mundo acredite que o futuro só se constrói através da bondade e do amor dos homens que, amando, dão tudo de si aos outros, por amor a Cristo, até ao limite das suas forças e do seu sofrimento humano.
A memória dos homens bons jamais pode ser uma caixa de recordações, muito menos uma caixa fechada, que abrimos de tempos a tempos, como se de um ritual obrigatório e marcado pelas folhas do calendário se tratasse, para proveito e consolo pessoal, num certo dia ou momento.
É urgente que o mundo compreenda que a memória dos homens bons e justos é um poço de frescura e de sabedoria inesgotáveis, sempre disponível, sem privilegiados ou excluídos, capaz de apontar o futuro e abrir o coração ao compromisso evangélico com o nosso semelhante.
Recordo as palavras proferidas por João Paulo II, aquando da sua derradeira visita a Portugal, no dia 12 de Maio de 2000:
“Ao início da minha visita, exprimo a minha profunda estima e afecto a todos os portugueses, a quem desejo um futuro de paz, bem-estar e prosperidade, prosseguindo na senda das suas tradições e valores pátrios mais genuínos, que assentam no cristianismo. Que Deus vele sobre todos os filhos e filhas desta Terra de Santa Maria. Deus abençoe Portugal.”
Palavras de vida autêntica para todos e de desafio ao nosso futuro e à nossa coragem, enquanto povo e nação, que – como disse João Paulo II – deve ser fiel aos valores da paz, do bem estar e da prosperidade e um convite para não termos medo das rupturas, não entrarmos nos falsos consensos nem promovermos a mediocridade.
Celebrar João Paulo II é, sobretudo, saber encontrar nas suas palavras novos desafios, no seu exemplo a bússola para ir mais além, na sua memória a inspiração para a nossa vida.

Vítor Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário