segunda-feira, 10 de março de 2008

Os Nossos Emigrantes


Neste mês em que comemoramos o Feriado Municipal de Ílhavo quisemos dedicar a rubrica “A Nossa Gente” aos Emigrantes do nosso Concelho. Eles são, de facto, parte importante da Nossa Gente. Gente de Terra e de Mar, que corajosamente partiu para outras paragens levando consigo o seu “Ílhavo” no coração.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo assumiu publica e formalmente em 1998 que “o Município de Ílhavo existe onde existam Ilhavenses” e a CMI constitui-se como um elemento de apoio à valorização social e política das comunidades de emigrantes do Município de Ílhavo.
Esta é uma homenagem singela e também uma forma de aprofundar o nosso envolvimento na relação com os nossos concidadãos, que por esse mundo fora trabalham com dinamismo e vitalidade, cuidando da promoção dos valores da Nossa Terra com determinação e alegria.
Com eles aprendemos grandes lições de Patriotismo e de Portugalidade. A eles queremos deixar uma palavra de incentivo à construção de boa e activa cidadania no país de acolhimento e de boa e activa cidadania portuguesa, em honra à Terra-mãe, que sempre acompanham e vivem com intensidade.
Ao comemorarmos os 110 anos da Restauração do Município de Ílhavo e neste Feriado Municipal de 2008, apostamos neste gesto de conciliação e opção de fortalecimento de um Município que sempre será grande pela partilha solidária de vida dos seus Homens, onde quer que se encontrem, numa partilha de experiências e de vida, percorrendo um caminho que nos aproxime e fortalece cada vez mais.
O Município de Ílhavo continuará a existir, por força da nossa opção política e do nosso trabalho, em cada um dos quatro cantos do mundo onde existam cidadãos desta nossa terra. Queremos aproveitar o privilégio da Vida, para nos ajudarmos mutuamente a crescer e a realizar desenvolvimento, em prol da Nossa Terra, e muito em especial, da Nossa Gente.
Nos Nossos Municípios Irmãos onde a comunidade emigrante vive e empreende, em Newark, NewBedford, Cuxhavem, e em muitas outras paragens, é a Nossa Terra que cresce a cada dia com a vida os seus Cidadãos.
E aqui fica o convite para uma sempre renovada visita à sua Terra. Esperamos por si de braços abertos!
Fonte: Texto e foto da agenda Viver em..., da CMI

Sem comentários:

Enviar um comentário