quinta-feira, 20 de março de 2008

Boa pergunta!


As comemorações dos 200 anos da chegada da família real ao Rio de Janeiro, para manter a soberania nacional, face às invasões francesas, muito se disse pró e contra essa decisão. No fundo, fixei uma observação que defendia a vantagem e a importância da mudança da familia real para o Brasil. Essa observação lembrava, a meu ver com razão, que o estabelecimento da corte na então colónia portuguesa, contribuiu, fortemente, para a unidade das várias regiões do Brasil, ajudando a construir o sentido de nação, o que facilitou a independência.
E a boa pergunta?
Lembra a "Visão" que um estudante brasileiro interpelou o embaixador português, Francisco Seixas da Costa, para lhe dizer que o Brasil seria melhor se tivesse tido outros colonizadores, os holandeses, por exemplo.
O embaixador, depois de o aconselhar a debruçar-se sobre a história do seu país, disse-lhe com a desarmante naturalidade brasileira: “Queria ver você cantar "Garota do Ipanema" em holandês?!”

Sem comentários:

Enviar um comentário

ETIQUETAS

O QUE PROCURA?

Publicação em destaque

Boca da Barra de Aveiro

Farol e Barra de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, são realidades notáveis da nossa região. Daí o destaque que lhes é devido.

Seguidores