quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Património Histórico




SANTA MARIA MANUELA VAI CONTINUAR A VIVER

O velho navio bacalhoeiro Santa Maria Manuela vai continuar a viver. A história da luta que foi preciso travar para que isto acontecesse é por demais conhecida na região, sobretudo entre os que estão directa ou indirectamente ligados à Faina Maior, de tantas tradições entre nós.
Agora que o navio está a ser recuperado, sob a liderança de Manuel Serra, presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, penso que se torna interessante, e mesmo importante, pôr a nossa gente a par do que se está a fazer e do que está na agenda para se fazer.
Como sugestão minha, aqui fica o blogue para ser consultado com alguma regularidade. Há sempre algo a aprender; há sempre algo que pode enriquecer a nossa memória.

Veja Santa Maria Manuela

2 comentários:

  1. Embora não liderando a recuperação do SMM, o Cap. António Marque da Silva irá dár todo o contributo do seu saber e amor por esta arte, no sentido de colmatar o desconhecimento que já se vem reflectindo no aparelhamento duma unidade como esta. E graciosamente como já o fez para a nau "D. Fernando e Glória". Creio mesmo que será um dos poucos especialistas actuais na matéria. Estes conhecimentos foram-se perdendo com a evolução técnica, mas fiel ao seu amor por estas coisas o Cap. Marques da Silva soube guardálos e registá-los para os futuros amantes dos navios de antanho. Essa será a conclusão de quem acompanhar o blog do SMM aqui mencionado.
    JM

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    Boa achega, a tua. Como sempre, as tuas achegas vêm na hora certa, com ensinamentos muito úteis.
    Não disse isso no meu curto texto, mas remeti os meus leitores para Santa Maria Manuela, onde o Capitão Marques da Silva está bem expressivo a mostrar os seus saberes.
    Obrigado

    Fernando Martins

    ResponderEliminar