quinta-feira, 26 de julho de 2007

Museu Marítimo de Ílhavo

Monumento ao Homem do Mar. À esquerda está o Museu de Ílhavo

EXPOSIÇÃO: A DIÁSPORA DOS ÍLHAVOS

No próximo dia 8 de Agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo comemora 70 anos de vida. Para recordar e celebrar essa efeméride vai haver festa, com um programa que durará 70 horas.
Os ílhavos vão poder apreciar exposições, música, teatro, poesia, cinema, visitas guiadas e dança contemporânea. Mas ainda poderão saborear a rica gastronomia da região.
Diz o Diário de Aveiro que Álvaro Garrido, director do Museu, “destaca a exposição «A Diáspora dos Ílhavos», uma narrativa ancorada numa investigação inédita que versa um dos principais imaginários da história local, mitos e realidades. Desde a segunda metade do século XVIII, os ilhavenses fizeram um movimento migratório ao longo da costa continental portuguesa motivado por factores, como a sazonalidade da pesca, o assoreamento da Ria de Aveiro e a escassez de outros recursos económicos.
Esta exposição compõe-se de discursos vários, de onde ressalta uma peça proveniente do British Museum e que se crê ser do «barco de mar» característico das artes da costa de Aveiro e muito usado pelos ílhavos nos seus movimentos migratórios do litoral português.
«A diáspora dos Ílhavos» vai estar patente ao público na Sala de Exposições Temporárias”.

Sem comentários:

Enviar um comentário