quinta-feira, 1 de março de 2007

Zé Penicheiro - 50 anos de pintura

Exposições em diversas cidades

Zé Penicheiro 
Este ano, o multifacetado artista plástico Zé Penicheiro comemora 50 anos de pintura, evento que incluirá a realização de exposições em diversas cidades entre as quais, Coimbra, Leiria e Aveiro, e a publicação de um livro / catálogo retrospectivo da sua obra de pintura.
Aveiro, como cidade de adopção do artista, será palco do encerramento desse ciclo de exposições, o que decorrerá em Outubro ou Novembro, e contará com o apoio da autarquia aveirense. Com essa exposição, deverá ocorrer o lançamento público do referido livro, obra para a qual está garantido patrocinador.
Com mais de duzentas páginas, o livro deverá incluir textos de opinião crítica sobre a obra de Zé Penicheiro, alguns dos quais publicados na imprensa regional, nomeadamente no “Correio do Vouga”, desde meados da década de 1950 até à actualidade. No entanto, o tema central será a reprodução de pinturas do artista, de modo a dar uma visão geral de meio século de criação artística na área da pintura.
Ao longo de cinquenta anos, o artista concebeu centenas de quadros, muitos dos quais são marcos de uma época, obras que se encontram em colecções diversas. Como muitos desses quadros estão em mãos de particulares, Zé Penicheiro solicita aos coleccionadores e detentores de obras suas que o informem (através dos telefones 234 382 554 ou 919 690 069) sobre as obras que possuem, e sobre a possibilidade de mesmas serem fotografadas, de modo a enriquecerem o livro / catálogo retrospectivo.
Zé Penicheiro nasceu na Aldeia de Candosa (Coimbra), em 1921. Iniciou a sua carreira artística como caricaturista em diversos jornais, no ano de 1948. Começou a pintar em 1955 e expôs pela primeira vez no Porto, em 1957. Em Aveiro, abriu uma galeria de arte (1971) e foi um dos fundadores do Aveiro-Arte. Desde 1977 dedica-se exclusivamente à pintura. Tem realizado exposições um pouco por todo o país, e também no estrangeiro. Recebeu vários prémios artísticos e foi alvo de homenagens por parte de diversas entidades e instituições.

 
Texto de Cardoso Ferreira, 

no Correio do Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário