sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

GENTE GAFANHOA

PADRE LÉ,
O DECANO DOS PÁROCOS
DO ARCIPRESTADO
DE ÍLHAVO
O Padre Manuel Ribau Lopes Lé conta já com uma longa e preenchida história de 84 anos. Nascido a 4 de Agosto de 1922, na Gafanha da Nazaré, Concelho de Ílhavo, seus pais, José Lopes Júnior (ou José Lopes Lé) e Teresa de Jesus Ribau, cedo lhe ensinaram a mestria do trabalho da lavoura. Sendo o seu pai marnoto, dele recebeu os segredos dessa arte (ofício), acompanhando-o até aos 14 anos de idade. Uma vez concluída a instrução primária, na Escola do Sr. Prof. Oliveira, na Gafanha da Nazaré, iniciou em 1936 a frequência de vários seminários, num percurso trilhado durante 11 anos. Integrou o Seminário da Imaculada Conceição de Figueira da Foz (sua abertura), de 1936 a 1937. De 1937 a 1939 encontrou-se no Seminário Maior de Coimbra. De 1939 a 1943, foi o Seminário de Aveiro (abertura pela restauração da Diocese), o seu local de formação. Para terminar este percurso, estudou no Seminário de Cristo Rei dos Olivais, de 1943 a 1947. A sua ordenação sacerdotal aconteceu a 20 de Setembro de 1947, no Bunheiro, pelo Sr. D. João Evangelista de Lima Vidal, na Vigília de S. Mateus, iniciando a sua actividade sacerdotal 8 dias depois, ao celebrar a Missa Nova, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, sendo na altura Pároco o conhecido Padre Guerra. Durante 5 anos, o Padre Lé foi coadjutor, no Bunheiro, com o Sr. Padre Domingos da Silva e Pinho e paroquiou as freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba, do arciprestado de Águeda, durante outros 5 anos. No dia 28 Outubro de 1957, no Domingo de Cristo Rei, o Padre Lé regressa às origens, tendo sido nomeado Pároco da Gafanha da Encarnação, onde exerce a sua actividade pastoral, numa relação de proximidade com a Comunidade. O rodar natural e inexorável do tempo não lhe apaga o gosto pelo exercício Sacerdotal, sendo actualmente, no Arciprestado de Ílhavo, o decano dos Padres em exercício de funções.
::
In "Viver em", edição da CMI

:::

Nota: O Padre Lé, que todos os gafanhões conhecem, tem sido, para mim e para muitos, um exemplo de vida ao serviço da Igreja. Conheço-o desde sempre e não posso deixar de recordar quanto tanta gente lhe deve. Pelo seu exemplo de fé e pelo seu dinamismo que lhe dá ânimo para continuar à frente da paróquia que adoptou como parte integrante do seu ministério. Por isso, esta adenda, muito pessoal, ao texto elaborado pelos responsáveis de "Viver em", como homenagem a um homem que sempre procurou servir a comunidade com total entrega ao Povo de Deus que lhe foi confiado. Pessoalmente, permitam que acrescente, ainda, a gratidão que nutro por este sacerdote que há anos muito me acompanhou de perto, quando eu procurava uma felicidade mais completa.

Fernando Martins

3 comentários:

  1. O Amigo Padre Lé.
    Trouxe-me à lembrança um facto passado. Era domingo à tarde. Fomos tomar a bica ao café das três irmãs. O Meu pai, eu e a minha mulher. O meu pai preferiu ficar no carro: -Vou agora "boer" café!Entrámos e deparamos com o Padre Lé. Cumprimentei-o e disse-lhe que o "Ti Manel Eleviro" estava no carro.
    Já não o vejo ha tanto tempo!Vou vê-lo. Conversaram e o Padre Lé re
    gressou ao café, e nós seguimos viagm.
    Ao entrar no carro o meu pai disse: - é rapaz, o Padre Lé está tão velho!
    Um homem de 98 anos a dizer isto a outro que tinha apenas oitenta e poucos...

    Ângelo Ribau

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo (deixe-me trata-lo assim) virtual !
    Soube agora mesmo do seu "acidente" e rezo para que dentro em breve volte com saúde e com mais força para nos deliciar com as suas fabulosas reflexões.
    "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" !

    Um abraço em Cristo,

    Fernando Cassola Marques

    ResponderEliminar
  3. Ola professor:

    Temos estranhado a falta de artigos aqui no blog,e hoje voltamos a pesquizar e deparamos com um comentario que fala dum acidente.
    Ficamos preocupados mas confiantes que tudo vai correr bem com a ajuda de Deus.
    Vamos ver se conseguimos saber promenores atravez dos nossos amigos,mas aqui ficam os nossos votos de total recuperacao,e o mais rapido possivel.

    Um abraco de amizade.

    a familia Calcao nos States.

    ResponderEliminar