domingo, 3 de dezembro de 2006

COISAS DA GAFANHA

Um trabalho de Manuel Olívio da Rocha
“REPORTÓRIO DA GAFANHA”
O professor Manuel Olívio da Rocha, um gafanhão de gema radicado no Porto há muitos anos, nunca esqueceu as suas raízes. Daí a sua preocupação em aproveitar todas as circunstâncias, de mãos dadas com o seu amor à terra que o viu nascer e com o seu gosto pelas coisas da história, para guardar, estudar e divulgar curiosidades gafanhoas, e não só. Desta feita, o professor Olívio brindou-me, nesta quadra natalícia, com um trabalho meritório, que estava à espera de ser feito. Trata-se de "Reportório da Gafanha", uma compilação de orações, cânticos, cantigas e cantilenas que nos foram deixados pelos nossos avós. Reencontro-me em muitas orações, cânticos e cantigas, bem como em cantilenas que papagueei quando menino e moço, que o professor Olívio agora nos oferece de mão beijada, neste Natal de 2006. Bem-haja. A edição, restrita e para familiares e amigos, espera agora que alguém ajude a voar este livrinho de que todos os gafanhões e outros estudiosos hão-de gostar. Para ler, para meditar, para guardar em lugar de destaque, como coisa preciosa que não pode cair no esquecimento. Os meus parabéns ao professor Olívio, amigo de infância que muito prezo. Com votos sinceros de que continue com esta paixão pela recolha e divulgação do património gafanhão. Fernando Martins
::::::::: Para abrir o apetite,
aqui fica...
::: Nana, nana, meu menino, C’a tua mãe logo bem: Foi labá-las fraldinhas À fonte de Belém. O mê menino é d’oiro, D’oiro é o mê menino; Hê-de entregá-lo ós anjos Incanto é pequenino. Vai-te embora, papão negro, De cima do mê telhado; Deixa dormir o menino Um soninho descansado. Quem tem o nome de mãe Nunca passa sem cantar; Cantas vezes a mãe canta Com vontade de chorar.

2 comentários:

  1. Ola professor:
    Uma vez mais ca estou eu a incomodar com a minha retorica talvez descabida mas que reflete aquilo que me vai na alma aqui longe de tudo o que me e querido,no outro lado do mundo.
    So para dizer que e absolutamente louvavel,a tarefa levada a cabo pelo nosso grande amigo e ilustre professor M.Olivio.Era bom que outros ilustres senhores da nossa terra,arregassacem as mangas e dessem testemunho daquilo que sabem, para quanto mais nao seja ficar escrito para outras geracoes, um pouco da historia da nossa terra e da nossa gente........Facam historia por favor.

    P.S.Ha tantas coisas e pessoas que merecem ser lembradas.

    Um abraco amigo para todos.

    Nelson Pascoa Calcao.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, meu caro, pelo teu interesse e pelo teu testemunho...
    Dizes bem, quando sublinhas que há muita gente que pode ajudar...
    Penso que o fazem de variadíssimas maneiras, nem sempre visíveis à maioria da nossa gente...
    Vamos todos dar uma ajuda, para que as novas gerações criem raízes...
    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar