sexta-feira, 13 de outubro de 2006

GAFANHA DA NAZARÉ ANTIGA

GAFANHA DE HÁ DÉCADAS
::

Mesmo a preto e branco, dá para perceber que a Gafanha da Nazaré tem sofrido, nas últimas décadas, grandes transformações. Quem conhece a zona central da actual cidade, não pode deixar de reconhecer que a evolução urbana tem dado saltos significativos. Para os mais saudosistas, aqui fica uma foto antiga, cedida por Marcos Cirino e digitalizada por Ângelo Ribau, dois gafanhões muito interessados, desde sempre, pelas coisas da Gafanha da Nazaré.
A igreja matriz e o cemitério, rodeados de terra de cultivo, casario disperso, ruas sem trânsito visível e as sombras que povoam a memória dos mais velhos aí estão para recordar.
Aqui fica mais um desafio a quantos me lêem, para que me enviem fotos que nos digam como foi ou é esta terra que nos viu nascer. Já tenho algumas em arquivo que mostrarei regularmente.

2 comentários:

  1. Meu grande amigo Prof. Fernando,

    Que bom ver fotos da nossa Gafanha da Nazaré com mais de 40 anos pela certa. Esse oásis de tranquilidade e de civilização no qual nasci e passei alguns tempos da minha infância e juventude. Embora ausente continuo vivendo à distância o dia a dia dessa pérola à beira mar plantada. Só tenho que fazer agradecimentos ao primo Angelo Ribau, ao Sr. Marcos Cirino e ao meu amigo por proporcionar através de seu blog uma forma de matar as saudades desse "nosso" paraíso.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, meu caro Tito, pelas bonitas palavras que nos dirigiste. Eu estou no ciberespaço para partilhar o que é bonito, na minha óptica, com todo o mundo.
    De alguns tenho recebido provas de concordância com o que publico...
    Dos emigrantes, que têm saudades, também tenho recebido muitas palavras de estima e de
    amizade.
    Para ti e para todos
    Um abraço de muita amizade

    Fernando Martins

    ResponderEliminar