Arte Nova
liderada por Aveiro
e Estarreja
A Câmara Municipal de Aveiro vai coordenar, nos próximos dois anos, em colaboração com Estarreja, os trabalhos da Rede Nacional de Municípios Arte Nova. A decisão foi tomada numa reunião, realizada no dia 11, onde estiveram presentes os municípios de Espinho, Cascais, Porto, Estarreja, Aveiro, Leiria e Figueira da Foz.
A primeira reunião serviu, essencialmente, para definir os regulamentos de funcionamento da rede, criada a 17 de Maio e da qual fazem parte 12 municípios (Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Espinho, Loures, Cascais, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Leiria, Porto, Vila Nova de Gaia e Lisboa).
De acordo com Ana Gomes, responsável Divisão de Museus e Património da Câmara Municipal de Aveiro, "haverá um próxima reunião, em Outubro, e nessa altura os municípios irão apresentar as propostas desenvolvidas, no que respeita às acções para 2007 e 2008".
Os 12 parceiros que integram a Rede Arte Nova têm, então, até Outubro para fazer um levantamento de todos os imóveis e elementos Arte Nova existentes nos respectivos concelhos, para que depois se possam delinear formas de actuação.
A sensibilização dos privados para a necessidade de recuperação dos imóveis e a questão dos apoios financeiros que possam ser dados nesse sentido, são duas questões que a Rede Nacional de Municípios Arte Nova irá definir à posteriori.
Ana Gomes disse ainda que o nome de Aveiro foi sugerido como primeira opção. No regulamento ficou definido que a rotatividade será válida por dois anos e que caberá aos municípios voluntariarem-se. No caso de haver mais do que dois voluntários, proceder-se-á a uma votação.
A sede da Rede Nacional de Municípios Arte Nova irá ser instalada na Casa Major Pessoa, futuro Museu Arte Nova de Aveiro.