sexta-feira, 19 de maio de 2006

Museus da Igreja

Museus da Igreja Católica querem crescer
A Associação Portuguesa de Museus da Igreja Católica (APMIC), nascida em Fevereiro de 2002, quer continuar a crescer, apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam os seus associados.
José António Falcão, da APMIC, explica à Agência ECCLESIA que, entre as várias problemáticas com que os Museus da Igreja se debatem está o facto de “não dispormos ainda do nível de formação adequado para desempenhar funções nesta área e esta é a grande prioridade do trabalho que tem de ser feito pela Associação”.
Esta formação, adianta, “não é apenas de carácter técnico, mas também no sentido de acolher melhor os visitantes e da evangelização pela cultura e o património”.
Outras questões levantam-se com a possibilidade de “interagir em rede” para suprir dificuldades de ordem “técnica ou financeira”, para além do “sentimento de isolamento”.
Apesar da sua juventude, diz José António Falcão, “esta Associação tem alguns créditos a seu favor”, explicando que, num universo que se estima de meia centena de museus, há já 14 associados, incluindo alguns dos Museus mais relevantes, “como tesouros de Catedrais”. “A Associação tem procurado fazer o levantamento da realidade dos Museus da Igreja e dos problemas que existem, para ajudar a suprir eventuais falhas”, refere.
A APMIC trabalha com instituições que têm um perfil próprio, procurando alargar o leque de serviços que, muitas vezes, são atribuídos a um Museu numa análise superficial. “Uma das especificidade que nos competem a nós, enquanto Igreja, é ir além da concepção museológica tradicional e estar atentos ao facto de o património estar vivo, criando espaços onde, de alguma maneira, o contexto que rodeou os objectos possa perdurar e permita aceder ao sentido mais profundo”, observa José António Falcão, lembrando que as pessoas sentem, cada vez mais, a necessidade da "interpretação".
Ao longo destes anos, destacou-se uma iniciativa em 2004, as I Jornadas Nacionais dos Museus da Igreja, esperando-se que em 2006 seja possível promover uma acção do género. “Apesar de nos faltar percorrer um longo caminho, notamos que há uma sensibilidade crescente, estão a ser dados passos pequenos, mas seguros: muitos párocos e responsáveis pelas comunidades cristãs sentem que o património pode ser um auxiliar precioso numa linha de evangelização”, conclui.
:
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário