domingo, 21 de maio de 2006

Marcha Contra a Fome

Realiza-se hoje, em 365 cidades de cerca de 100 países, incluindo Portugal, a Marcha Contra a Fome, promovida pela ONU
RECEITA PARA
CRIANÇAS AFRICANAS
Em Portugal, a Marcha Contra a Fome realiza-se em Lisboa (entre a Torre de Belém e as Docas), no Porto (entre o Cais de Gaia e o Passeio Alegre) e nos Açores (em Ponta Delgada e na Horta).
Tanto no Porto como em Lisboa decorrem em simultâneo com as marchas duas corridas de dez quilómetros, com o apoio de atletas como Rosa Mota, Carlos Lopes, Alberto Chaiça, Eduardo Henriques e Luís Jesus.
Cada três portugueses que participarem na Marcha Contra a Fome podem, com uma inscrição individual de dez euros, ajudar a alimentar e educar uma criança em África durante um ano, como explica Fernando Melo, director da "TNT" e organizador da iniciativa em Portugal.
A Marcha Contra a Fome - intitulada "Walk the World 2006" - é uma iniciativa das Nações Unidas promovida pela multinacional de transporte expresso "TNT " e visa não só angariar fundos, como também, sensibilizar a opinião pública para o problema.
O projecto iniciou-se em 2003 com a participação de dez países asiáticos, tendo sido alargado a 70 em todo o mundo em 2004, com o objectivo de combatera fome de 30 mil crianças a nível mundial.
As marchas e corridas contra a fome tem por objectivo angariar cinco milhões de euros, valor que dará para alimentar 180 mil crianças. Todos os anos as Nações Unidas escolhem um país para o qual revertem as receitas do "Walk the World".
Este ano a verba conseguida destina-se a alimentar e educar crianças da Tanzânia.
Segundo Fernando Melo, o objectivo em Portugal é conseguir juntar 20 mil pessoas, angariando 200mil euros, que poderão alimentar e educar oito mil crianças durante um ano.
:
Fonte: RR
::
Nota: Esta marcha também pode despertar em cada um de nós o gosto pela ajuda fraterna a quem passa fome no mundo. Exemplos desses não faltam, como não faltam notícias, com frequência, de quem vive no limiar da pobreza. Noutros continentes e em muitíssimos países, e também em Portugal.
Por diversas vezes aqui abordámos esta questão por demais conhecida. Mas se ela é mesmo conhecida, como creio, a verdade é que a fome ainda não foi erradicada entre nós, apesar dos múltiplos esforços desenvolvidos por pessoas e instituições. A prova disso está no trabalho incansável do Banco Alimentar Contra a Fome, que dá de comer a milhares de portugueses.
Urge, então, que façamos mais qualquer coisa em prol de tantos que não têm o mínimo para se alimentarem no dia-a-dia.
F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário