SCHOENSTATT:
UM SANTUÁRIO E UM MOVIMENTO
Schoenstatt, fundado pelo Padre José Kentenich, é um Movimento da Igreja Católica para a renovação cristã do mundo, com uma finalidade pedagógica e apostólica: a formação de um homem novo, construtor de uma nova sociedade.
A espiritualidade e a pedagogia de Schoenstatt têm a sua fonte na Aliança de Amor com Maria, Mãe Três Vezes Admirável, imagem e educadora desse “homem novo”. O centro vital é um lugar de graças: o Santuário. Actualmente existem cerca de 200 santuários em todo o mundo.
Na origem do Santuário não há intervenções extraordinárias de Deus, nem aparições ou milagres. A 18 de Outubro de 1914, em Schoenstatt, Alemanha, o jovem sacerdote José Kentenich propõe a um grupo de jovens converter uma capela abandonada num lugar de peregrinação e de graças, selando com Maria um pacto, uma Aliança de Amor. Eles comprometer-se-iam a uma vida de oração e de esforço pela santidade na sua vida diária, e Ela estabelecer-se-ia no Santuário, para oferecer graças de encontro com Deus, de transformação interior e de dinamismo apostólico. A história posterior confirma a realidade e a imensa fecundidade desta Aliança.
O Santuário de Schoenstatt, na diocese de Aveiro, foi abençoado em Outubro de 1979, está dedicado a Maria Mãe da Igreja e foi decretado santuário diocesano em 1983.
Do Movimento, também nesta diocese, fazem parte dois Institutos de vida Consagrada, vários grupos de jovens, casais e senhoras; presentemente, o Movimento estende-se a várias paróquias, em especial pela Campanha da Mãe Peregrina.
CONTACTOS E INFORMAÇÕES
Santuário de Schoenstatt – Centro Tabor
Rua do Santuário – Colónia Agrícola
Apartado 14
3834-908 Gafanha da Nazaré
:
In "Igreja Aveirense"