terça-feira, 18 de abril de 2006

Cabo-verdianos em Portugal

Governo vai estudar
a sua inserção
na comunidade portuguesa
Há muitos anos se fala dos cabo-verdianos que vivem em guetos junto das grandes cidades. Bastantes na miséria e disso dá conta a comunicação social, sem que, até agora, se tenham tomado medidas para minimizar a triste situação dum povo que tanto se identifica com a nossa história e cultura.
Pois foi preciso que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, se deslocasse em viagem oficial a Cabo Verde para prometer, em nome do Governo de Portugal, que se vai estudar o problema dos imigrantes cabo-verdianos entre nós.
Afinal, como de costume, andamos sempre atrasados em relação aos acontecimentos. Neste caso, há muitos anos que se diz e escreve que os cabo-verdianos são uma comunidade imigrante grandemente desfavorecida em Portugal, mas pouco ou quase nada se tem feito para os ajudar.
E também só agora se reconhece que Cabo Verde é um país muito especial, por ser um parceiro estratégico, não só no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mas também no quadro de uma política atlântica.

Sem comentários:

Enviar um comentário