terça-feira, 18 de abril de 2006

Cabo-verdianos em Portugal

Governo vai estudar
a sua inserção
na comunidade portuguesa
Há muitos anos se fala dos cabo-verdianos que vivem em guetos junto das grandes cidades. Bastantes na miséria e disso dá conta a comunicação social, sem que, até agora, se tenham tomado medidas para minimizar a triste situação dum povo que tanto se identifica com a nossa história e cultura.
Pois foi preciso que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, se deslocasse em viagem oficial a Cabo Verde para prometer, em nome do Governo de Portugal, que se vai estudar o problema dos imigrantes cabo-verdianos entre nós.
Afinal, como de costume, andamos sempre atrasados em relação aos acontecimentos. Neste caso, há muitos anos que se diz e escreve que os cabo-verdianos são uma comunidade imigrante grandemente desfavorecida em Portugal, mas pouco ou quase nada se tem feito para os ajudar.
E também só agora se reconhece que Cabo Verde é um país muito especial, por ser um parceiro estratégico, não só no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mas também no quadro de uma política atlântica.

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue

ETIQUETAS