terça-feira, 25 de abril de 2006

25 de Abril

Portugal celebrou a revolução dos cravos
A revolução dos cravos foi celebrada hoje em Portugal com uma cerimónia na Assembleia da República e um pouco por todo o lado. Para gáudio dos mais idosos, dos que viveram, há 32 anos, a devolução ao povo português das liberdades fundamentais. Mas também para os que, na altura, estavam presos pela simples razão de quererem pensar e falar dos seus ideais de mais liberdade e de mais justiça social.
Os mais jovens não fazem ideia, de facto, do que era viver sem as liberdades inerentes à democracia, que não havia entre nós, nem do que era existir sem poderem manifestar as suas opiniões. Muito menos do que era sentir que não podiam participar na procura das melhores soluções políticas para o País e para os portugueses.
Hoje, que tudo isso é banal, sente-se que os portugueses vivem um pouco indiferentes às celebrações do 25 de Abril, talvez por falta do conhecimento pleno da importância histórica dessa data. Bom motivo, então, para que as escolas, as famílias, a comunicação social e as demais instituições assumam a obrigação de falar às gerações mais novas da revolução dos cravos de 1974.
F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário