domingo, 5 de março de 2006

Uma reflexão do padre João Gonçalves, pároco da Glória

Arrepender-se de quê?
Cultiva-se a permissividade, com capa de liberdade; o falso e amplo conceito de que cada um é livre, desde que não implique com a liberdade dos outros, cria espaços vazios que não dão suficiente lugar à consciência, para actos e omissões, prejudiciais ao próprio e, portanto, aos outros, ainda que de modo subtil.
A liberdade é muito mais abrangente do que apenas a dimensão do que implica com a comunidade; ela apanha a consciência e deve ajudá-la ao respeito por si próprio, pelos próprios compromissos mais íntimos e pessoais; não é só mal o que prejudica o outro.
A consciência e a apreciação moral de actos e omissões estão postas em causa; se tudo é permitido não há lugar para o reconhecimento do mal; portanto, não há razões para o arrependimento: arrepender-se, de quê?
De facto, para que haja arrependimento, é preciso uma boa dose de humildade, isto é, de verdade corajosa, para reconhecer os próprios erros. Quem, orgulhosamente, ache que nunca errou, nunca vai ter de que arrepender--se, nem nunca vai mudar de vida.
A pessoa de Fé, no confronto com Deus e com a Sua Palavra, sabe que está a fazer caminho que o convida a subir sempre, apesar das poeiras que se vão juntando.
No Baptismo, o grande banho dos Cristãos, foi iniciada a marcha e assumido o compromisso; a sua vida é acreditar no Evangelho e avançar, com coragem, em ordem a uma verdadeira liberdade.

:

In "Diálogo", 1064 - I DOMINGO DA QUARESMA - Ano B

Sem comentários:

Enviar um comentário