sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

"SITE" SOBRE MÚSICA PORTUGUESA

O Centro de Informação de Música Portuguesa na Internet, que será apresentado hoje, em Lisboa, pretende ser "uma montra da música erudita que se faz em Portugal", explicou à Lusa o seu mentor, Miguel Azguime. "O nosso principal objectivo é divulgar e encorajar a interpretação e conhecimento da música portuguesa à escala mundial", frisou o compositor Miguel Azguime.
O centro, disponível em www.mic.pt, encontra-se online há três meses, em fase experimental."A ideia começou a fermentar em finais da década de 1980" e a sua concretização só foi possível graças a verbas comunitárias conseguidas através dos programas operacionais de Cultura e da Sociedade de Informação, respectivamente POC e POSI.
A manutenção do centro "tem um custo anual que oscila entre os 75 e os 100.000 euros", disse Miguel Azguime.
O Centro de Informação de Música Portuguesa (CIMP) "tem uma vocação de serviço público e vem colmatar uma lacuna no domínio da visibilidade da criação musical portuguesa", enfatizou.
Uma das vertentes deste espaço virtual é "promover os compositores e intérpretes portugueses, disponibilizando informação, distribuindo publicações, gravações, partituras, etc.", explicou.
O CIMP disponibiliza, neste momento, informação sobre 190 compositores dos séculos XX e XXI, 5.500 obras, 90 intérpretes, 3.000 documentos e materiais catalogados, e ainda "numerosos documentos vídeo, imagens, fotografias, excertos de partituras, textos críticos e analíticos encomendados a musicólogos portugueses e estrangeiros, e registos áudio".
Através do CIMP é ainda possível aceder a informação sobre festivais, feiras, congressos, concursos, escolas, cursos, espaços, investigação, institutos públicos, bolsas, apoios, associações, fundações, industria, serviços e editores.
Ao digitar www.mic.pt, cada utilizador pode registar-se gratuitamente e aceder aos diferentes conteúdos através de cinco secções principais: Compositores, Intérpretes, Obras, Materiais e Documentos e Recursos Musicais.
O CIMP disponibiliza informações em português e inglês.A sua versão em inglês foi apresentada em Nova Iorque, no passado dia 29 de Setembro, no âmbito da conferência anual da Associação Internacional de Música Contemporânea.
Na sessão de apresentação, hoje às 18h00, na sede do Instituto Camões, em Lisboa, o musicólogo Rui Vieira Nery e o compositor António Pinho Vargas apresentarão duas comunicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário