No Museu Marítimo de Ílhavo está patente ao público uma exposição que merece ser vista. Trata-se de "A Campanha do Argus", um trabalho de Alan Villiers, repórter e oficial da Armada australiana, que acompanhou todo o trabalho a bordo do Argus, uma navio da pesca do bacalhau, durante uma campanha. Depois disso, publicou tudo o que viu e sentiu entre os últimos pescadores à linha do mundo, utilizando os pequenos dóris.
Segundo o director do Museu de Ílhavo, Álvaro Garrido, esta é a melhor mostra documental que se conhece sobre a pesca à linha do fiel amigo.
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu da Marinha e o Museu de Ílhavo. Depois de Ílhavo, a mostra seguirá para a Figueira da Foz e para St. John's, na Terra Nova, Canadá.
O Museu Marítimo de Ílhavo editou recen-temente o livro de Alan Villiers, ou não fosse ele um documento raro da Faina Maior, obra de interese fundamental para os historiadores e para os apaixonados pela saga da pesca à linha, nos mares gelados do Atlântico Norte.
Por isso a recomendo aos meus amigos.