sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Espanha em luta contra o tabagismo

  

Espanha endurece guerra contra os fumadores 


O Governo espanhol está a endurecer a luta contra o tabagismo, que mata, por ano, naquele país, cerca de 56 mil pessoas com mais de 35 anos. O tabaco, para além das mortes que provoca, é ainda o primeiro responsável por doenças e por muita situações de invalidez. 
A guerra, que vai começar a partir de domingo, 1 de Janeiro, pretende reduzir, nos próximos dois anos, em cinco por cento, o consumo do tabaco, que Cristóvão Colombo introduziu na Espanha, quando regressou de uma das suas viagens pelas Américas.
A partir de domingo, será proibido fumar nos locais de trabalho, em bares e restaurantes, nos Hospitais e Centros de Saúde, nas Escolas e Universidades, em espectáculos que não sejam ao ar livre, nos centros comerciais e grandes superfícies, nos museus e espaços culturais, nos transportes públicos e nas estações de serviço, enfim, nos recintos fechados e onde houver menores que possam vir a sofrer as consequências do tabagismo. As multas para quem transgredir serão pesadas.
Os nossos irmãos espanhóis alinham, com esta medida, com a Irlanda, a Noruega e com a Itália, países que, no entanto, têm leis mais leves. 
E em Portugal? 
Em Portugal, com legislação mais branda, continua a haver medo de dar passos corajosos. E assim, em qualquer restaurante e noutos ambientes sem salas próprias para fumadores, qualquer pessoa que preze a saúde e goste de comer sem fumos arrisca-se a ter de suportar os fumadores que não respeitam nada nem ninguém. Exige-se, por isso, que o Governo tenha a coragem de imitar os países que olham, com olhos de ver, para os malefícios do tabaco.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Em Portugal o Governo apenas aumenta o preço do tabaco que está provado ser uma medida ineficaz (a não ser que tenhamos um ponto de vista apenas economicista). De facto, ao contrário do que se tem afirmado há estudos de economia que provam que os fumadores continuam a alimentar o vício mesmo com o aumento de preço. Deve-se investir em massa na prevenção e no apoio sem recriminações aos fumadores que queiram alterar os seus hábitos. Apenas uma pequena nota para quem fuma: o verdadeiro problema não é a morte (inevitável para tds) o que o tabaco provoca é mais complexo, lento e incapacitante. Para além dos diferentes tipos e localizações do cancro (não só pulmão mas tb bexiga,etc) imagine o sr(a) fumador(a) o que é viver dezenas de anos com uma dispneia (falta de ar) tão angustiante que levantar-se de um sofá e andar uns metros se tornam uma prova de dificuldade extrema. O tabagismo enquadra-se aliás, na minha opinião e à luz do Catecismo, numa prática imoral grave (devia aliás ser bem mais claramente combatida pois é prática comum entre responsáveis na Igreja e que dessa forma dão mau exemplo)

    ResponderEliminar