As visitas que têm lugar no Museu Marítimo de Ílhavo integram-se no conjunto denominado «Rota dos veleiros», enquanto que na designada «Rota dos arrastões» estão as visitas que têm por palco o Navio Museu Santo André.
A «Rota dos veleiros» é constituída pelas visitas «A bordo do dóri», concebida para as crianças do pré-escolar; «A faina do dóri» é a visita criada para os alunos do primeiro ciclo, enquanto que para os alunos do segundo e terceiro ciclo é proposta a visita «Rumo ao Atlântico Noroeste» e para os alunos do ensino secundário a visita proposta é «Uma viagem à Terra Nova».
Os alunos de todos os graus do ensino básico e secundário também têm à sua disposição a visita «Fainas da Ria» e a visita integral ao museu.
Na «Rota dos arrastões» incluem-se as visitas temáticas «Um dia a bordo do Navio Santo André» e «Uma viagem no Navio Santo André», a primeira direccionada aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, e a segunda dirigida aos alunos do segundo e terceiro ciclo e do secundário. Para todos estes graus de ensino está também disponível uma visita integral ao navio-museu.
O Museu Marítimo de Ílhavo programou a realização de ateliers temáticos mensais, destinados a grupos/turmas que, de uma forma divertida, permitem aos participantes conhecerem e experimentarem o museu, os seus espaços, exposições e património.
Até ao final do ano lectivo, já estão programados os seguintes ateliers: «Peixes e barcos da ria» (10 de Janeiro), «O pescador do bacalhau» (7 de Fevereiro), «Bolhas, agulhas e bússolas» (7 de Março), «Conchas e algas» (2 de Maio) e «Mar salgado» (1 de Junho).
O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo tem por missão proporcionar experiências de conhecimento e lazer aos professores e alunos interessados em buscar no museu um complemento dos processos de ensino e aprendizagem. Por esse motivo, o programa de visitas visa sensibilizar os alunos para os patrimónios marítimos; transmitir e partilhar vivências e memórias do mar; promover a preservação e construção de memórias sobre os patrimónios materiais e imateriais que habitam o museu; promover uma cidadania do mar.
Para que esse objectivo seja alcançado de uma forma mais concreta, para cada visita há um conjunto de maletas pedagógicas dentro das quais o professor e os seus alunos encontram materiais para, na sala de aulas, prepararem adequadamente a respectiva visita e, após a visita, novamente na escola, podem aprofundar o que viram no museu e satisfazer algumas curiosidades através de um caderno didáctico de actividades elaborado com essa finalidade.