sábado, 5 de novembro de 2005

IGREJA LUSITANA CELEBRA 125 ANOS DE VIDA

Igreja Lusitana encerra comemorações do 125.º aniversário
A Igreja Lusitana Católica, Apostólica, Evangélica integra-se na comunhão da Igreja Anglicana e tem como Bispo D. Fernando Luz Soares. No dia 1 de Novembro, festa de Todos os Santos, realizou-se o encerramento das comemorações do 125º aniversário desta Igreja em Portugal, as quais se desenrolavam desde o 1.º Domingo do Advento de 2004. O acontecimento teve lugar na Igreja Catedral de S. Paulo situada em Lisboa, na zona de Santos, com a celebração da ordenação de três novos presbíteros dessa Igreja.
A Igreja Lusitana Católica, Apostólica, Evangélica surgiu na segunda metade do séc. XIX, no contexto do regime liberal, como oposição à tendência absolutista da hierarquia católica, particularmente da definição da jurisdição universal e da infalibilidade pontifícia. Procurou também reagir à “desconfiança em relação á leitura da Bíblia pelos crentes”. Desde 1980 a Igreja Lusitana é membro de comunhão anglicana, tendo como autoridade metropolitana o Arcebispo de Cantuária e congrega 70 milhões de pessoas em todos os continentes.
A Liturgia da Igreja Lusitana é muito próxima da Liturgia da Igreja Católica, e recorre aos textos bíblicos, aos hinos tradicionais e os textos da celebração eucarística são muito semelhantes, bem como os ritos da ordenação.
Ordenação de uma mulher
A novidade desta celebração de 1 de Novembro consistiu no facto de terem sido ordenados três presbíteros para essa Igreja, entre os quais uma mulher, a primeira em Portugal e receber ordenação presbiteral no contexto de uma Igreja com episcopado histórico.A decisão de ordenar mulheres para o sacerdócio foi tomado no Sínodo da Igreja Lusitana em 1990, esclarece um comunicado desta Igreja, “depois de criadas as condições para tal”.
Foram ordenadas os seguintes membros: Elisabeth Sena, solteira, licenciada em Ciêncua Religiosas pala Universidade Católica Portuguesa, e frequentando o 2.º ano Mestrado em Ciências Religiosas com o tema Estética e espiritualidade litúrgica na renovação da Igreja. Profissionalmente é Técnica de Finanças, foi confirmada na Igreja Lusitana em 1989 e ordenada diácona em 1997, sendo responsável pela paróquia de Castanheira do Ribatejo, sendo membro da Sociedade Bíblica de Portugal desde o início deste ano.
Foram também ordenados João Hipólito, de 65 anos, pai de três filhas e Doutor em Medicina pela Universidade de Genebra; e Diamantino Lemos, de 68 anos, que cursou Teologia em Carcavelos, tendo trabalhado na Igreja Metodista em projectos sociais, tendo sido Presidente da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Aveiro.

Fonte: Voz Portucalense

Sem comentários:

Enviar um comentário