quinta-feira, 6 de outubro de 2005

JOÃO PAULO II: UM PAPA PARA DOIS SÉCULOS

Posted by Picasa Ainda João Paulo II
Com organização de António Marujo, jornalista do Público, “Um Papa entre dois séculos” recolhe depoimentos sobre o pontificado de João Paulo II de D. José Policarpo, Cardeal Patriarca, Adriano Moreira, António Matos Ferreira, Fr. Bento Domingues, Clara Pinto Correia, João Bénard da Costa, José Manuel Pureza, Leonor Xavier, Manuel Braga da Cruz, Pedro Strecht e Teresa Martinho Toldy. A primeira edição do livro saiu em Outubro de 2004, meio ano antes da morte de João Paulo II.
Nas palavras de António Marujo, a obra tem a pretensão de “debater a acção de João Paulo II na pluralidade e multiplicidade dos seus gestos e ideias”. Ou seja, ouvindo opiniões de pessoas altamente empenhadas na Igreja, como o Patriarca, e outras “com participação menos intensa” (mas que noutras épocas foram leigos muito intervenientes, como João Bénard da Costa), exercita-se a opinião pública dentro da Igreja.
“Para muitos baptizados, a consciência da igualdade radical dos filhos de Deus deve traduzir-se na possibilidade da livre expressão e participação na comunidade eclesial. E se o pensamento ou o agir de um Papa diz respeito a todos os fiéis, por todos pode (deve) ser debatido e aprofundado”, escreve A. Marujo na Introdução.
O bispo, o politógolo, a teóloga, a jornalista, o economista, o historiador... proporcionam-nos diferentes avaliações, por vezes contraditórias ou paradoxais, do homem que esteve à frente da Igreja no último quarto de século. No fundo, também, visões da Igreja e do mundo.
"Um papa para dois séculos"
Coordenação de António Marujo
Livros do Brasil
174 páginas
Fonte: Correio do Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário