sexta-feira, 21 de outubro de 2005

EM FÁTIMA, PASTORAL DA SAÚDE

Posted by Picasa EM NOVEMBRO, XIX ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA SAÚDE
A consciencialização de que a saúde passa também por uma dimensão espiritual no tratamento e acompanhamento do doente é um dos objectivos do XIX Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, a realizar em Fátima em Novembro.
Dirigido a mais de mil participantes e com intervenções esperadas do ministro da Saúde, Correia de Campos, e do Cardeal Lozano Barragán, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, o encontro servirá, também, de preparação para o 2º Congresso Nacional da Pastoral da Saúde, programado para Novembro do próximo ano.
Segundo o padre Vítor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, a importância da espiritualidade no tratamento e acompanhamento do doente foi reconhecida "no Plano Nacional de Saúde, recentemente aprovado, e que se pretende levar à prática nos serviços de saúde em Portugal". "A espiritualidade não se esgota no religioso e, além disso, tem-se consciência de que a espiritualidade tem uma função terapêutica", acrescenta o padre Feytor Pinto na nota de apresentação do encontro, sublinhando que "o homem moderno não pode ignorar a espiritualidade na maneira como vive e como constrói a sua felicidade".
Durante os trabalhos, que decorrerão no Centro Pastoral Paulo VI entre 22 e 25 de Novembro, os participantes vão debater, assim, o papel dos técnicos de saúde na tarefa de "proporcionar aos enfermos os cuidados de saúde que contemplam a dimensão espiritual da pessoa, proporcionando-lhe, segundo a sua cultura, os cuidados religiosos que venha a solicitar". Alexandre Castro Caldas, Alfredo Bruto da Costa, José Pacheco Pereira, Maria João Avillez e Carlos Pinto Coelho são alguns dos participantes esperados no encontro, no qual tomarão parte, também, representantes de comunidades não cristãs, como a Comunidade Israelita de Lisboa, a Comunidade Muçulmana Ismaelita ou a Comunidade Budista.

Sem comentários:

Enviar um comentário