segunda-feira, 24 de outubro de 2005

COIMBRA: Monarca 'vigia' Biblioteca Joanina

Posted by Picasa Biblioteca Joanina BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Paula Almeida Cardoso
A Biblioteca Joanina transmite ainda hoje o discurso que esteve, em 1717, na origem da sua construção a exaltação do monarca fundador da obra. A tela com o retrato do D. João V, de autoria do pintor Domenico Duprá, desvia o olhar das sumptuosas estantes de dois andares, erigidas em madeiras exóticas, douradas e policromadas.
Toda a sua arquitectura, de influência barroca, envolve o tal retrato real, que, colocado na parede do topo do edifício, na última sala, acaba por ser o "ponto fuga" da biblioteca da Universidade de Coimbra, também chamada, noutros tempos, Casa da Livraria. É a glorificação do rei magnânimo, que ordenou a constituição, no interior da velha cidadela da escolástica, daquele que foi o primeiro reduto das novas ideias.
A nave central da Joanina - assim é vulgarmente designada - faz com que a sua estrutura se assemelhe à de uma capela, em que o retrato de D. João V ocupa o lugar do altar. A dourada moldura da tela imita uma cortina, que se abre para exibir, numa "esplendorosa composição alegórica", o rei.
Na Casa Livraria, executada pelo arquitecto Gaspar Ferreira e pelo construtor João Carvalho Ferreira e apenas concluída em 1728, tudo é, aliás, deslumbrante. Desde logo o douramento e pintura acharoada das estantes, feito por Manuel da Silva em 1723, e os frescos dos tectos em perspectiva, executados, na mesma época, pelos lisboetas António Simões Ribeiro e Vicente Nunes. Pintados em cada um dos três tectos estão motivos alusivos às artes e às ciências e, no centro, uma figura feminina simbolizando a Sapiência Divina.
Estendendo-se ao longo de elegantes varandins, as seis dezenas de estantes são decoradas com motivos chineses, talhados a ouro sobre fundos verdes, vermelhos e negros. As três salas da Joanina são ligadas por dois verdadeiros arcos de triunfo, encimados, tal como o portal que antecede o próprio monumento, pelo escudo real.
(Para ler mais, clique Diário de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário