sexta-feira, 16 de setembro de 2005

RESSURREIÇÃO DA ONU

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, considera que é hora da “ressurreição da ONU”, numa altura em que a instituição comemora 60 anos da vida
::
Considerando que as Nações Unidas atravessaram uma crise nos últimos anos, o responsável vaticano afirma que a cimeira de chefes de Governo e de Estado que decorre em Nova Iorque já mostrou “muito boas” ideias para a reforma da ONU, como a de “intervenção humanitária” ou a “Comissão para a edificação da paz”.“É melhor tarde que nunca. Já passaram sessenta anos desde o distante dia 26 de Junho de 1945, quando nascia esta organização para aplicar os princípios enunciados no preâmbulo de seu Estatuto: salvar as futuras gerações do flagelo da guerra, reafirmar os direitos fundamentais do homem e contribuir ao desenvolvimento dos povos”, refere o Cardeal Sodano em entrevista ao jornal italiano “La Stampa”.
“Viram-se frutos concretos, mas também é um dever destacar que a história destes sessenta anos ficou marcada pelo flagelo das guerras e de crimes contra a humanidade, bem como pela miséria e a fome. Recordo que depois da tragédia de Bósnia se escreveu um livro com o título provocador ‘A ONU morreu em Sarajevo’; agora chegou a hora da sua ressurreição”, acrescenta.
O Secretário de Estado do Vaticano mostra a sua satisfação pelo desenvolvimento do conceito de “responsabilidade de proteger”, lembrando que “João Paulo II foi um dos pensadores que mais impulsionaram, particularmente nos anos noventa, a necessidade de que a comunidade internacional estabeleça a possibilidade de uma intervenção humanitária em ajuda de populações indefesas agredidas”.
“A Santa Sé pede aos Estados que tenham a coragem de aplicar as decisões tomadas a este respeito. Deste modo, poder-se-ão remediar situações nas quais as autoridades nacionais não querem ou não podem proteger as suas próprias populações”, aponta.
Em relação ao futuro das Nações Unidas, o Cardeal Sodano defende que elas “não devem ser um organismo petrificado, mas uma instituição viva, que responda às necessidades actuais”.
Fonte: ECCLESIA

Sem comentários:

Enviar um comentário