TESTEMUNHO DE UM LEITOR
Bem sei que a minha opinião sobre a XX JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE é apenas mais uma entre muitas. Mas gostaria apenas de testemunhar quão gratificante foi a minha experiência de comunhão com cerca de 800 000 jovens peregrinos, diferentes na sua nacionalidade e cultura, mas unidos de forma alegre numa só fé.
Só por uma questão de pomenor, o meu grupo (da Pastoral da UBI http://pastubi.blogspot.com/ integrado na diocese da Guarda) também passou por Taizé, o que nos leva hoje a pensar em voltar lá para o ano, por uma semana.
É também verdade que a Jornada não foi só festa e contactos com outras pessoas; existiu também tempo e silêncio para receber Cristo no interior de cada um.
Para quem esteja a pensar em ir pela primeira vez a um encontro como este, o meu conselho é este: não penses, decide-te e vai! De uma forma ou de outra, Deus dar-nos-á os meios para em 2008 estarmos em Sydney!
Sem pôr em causa o que foi acima dito, há que esclarecer, para ser fiel à verdade, que em Colónia, principalmente no Marienfiel, não existiu uma pequena falta de organização (como os media noticiaram), porque a desorganização foi total. Ninguém verificou o bilhete dos peregrinos, nada foi revistado, qualquer um pôde entrar e ocupar o local que quisesse. De facto, naqueles dias, um milhão de pessoas, incluindo Bento XVI, puderam apenas contar com a Providência para a sua segurança. Mas, de certeza que os australianos farão melhor.
Luís Monteiro
(aluno da UBI e autor do blog http://rascunhosvirtuais.blogspot.com/)