segunda-feira, 12 de setembro de 2005

FUTURO DO CRISTIANISMO

Posted by Picasa Foto de um "site" brasileiro Em busca de um Cristianismo para o século XXI
O lugar do Cristianismo no século XXI foi o tema que reuniu no passado fim-de-semana, em Valadares (Gaia), um grupo de prestigiados filósofos, sociólogos e outros pensadores. A iniciativa não passou despercebida nos meios de comunicação social e assumiu-se como um momento diferente de reflexão sobre o espaço teológico e as suas implicações na definição da sociedade em que vivemos.“Deus no século XXI e o futuro do Cristianismo” foi o mote para as várias conferências, que passaram por temas tão diversos como o diálogo ecuménico e inter-religioso, o papel da mulher, a democracia, a globalização, a bioética ou Karl Marx. Em comum o facto de serem desafios que o Cristianismo e os cristãos têm de assumir.
“O futuro do Cristianismo passa por assumir os grandes desafios da humanidade”, refere, em declarações ao programa ECCLESIA, o Pe. Anselmo Borges, organizador deste evento, que assinalou os 75 anos da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN).
“A globalização, a genética, as neurociências, os media, todas essas questões devem ser assumidas pelos cristãos, porque os desafios à humanidade são os desafios à Igreja, aos cristãos e nomeadamente aos católicos”, acrescenta.
O Pe. António Couto, Superior Geral da SMBN, explicou à ECCLESIA que a ideia de um Congresso nasceu da constatação de uma série de factos relacionados com a vida da Igreja. “O que nós notamos, cada vez mais, é que a mensagem dos padres muitas vezes não passa. Para passar talvez tenhamos todos de reflectir, não só pela palavra dita, mas também pela palavra que eu devo dizer: Deus não fala só pelos profetas, fala nos profetas”, aponta. Sobre o leque de personalidades escolhidas, este responsável assegura que a intenção era “que o Congresso, por ser muito aberto, chegasse a outras pessoas, porque isso também é ser missionário”.
Os Missionários da Boa Nova são o único instituto exclusivamente missionário de fundação portuguesa. A pedido do Episcopado Português, foi fundado em 1930 pelo Papa Pio XI. É constituído por padres e leigos que se consagram por toda a vida à actividade missionária.
(Para ler mais, clique ECCLESIA)

Sem comentários:

Enviar um comentário