quarta-feira, 7 de setembro de 2005

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

Milhões de pessoas lembradas no Dia Internacional da Alfabetização
No dia 8 de Setembro de 2003, celebrava-se o primeiro Dia da Alfabetização da Década das Nações Unidas para a Alfabetização - o quadro internacional para a acção lançado no mês de Fevereiro desse ano, a fim de incentivar o trabalho em prol de melhores taxas de alfabetização, e que se centra no objectivo internacional de elevar os níveis de alfabetização até 2015.
Tempos houve em que a Escola quase se resumia a ensinar a ler, a escrever e a contar. E os analfabetos eram os que não se safavam nesta aprendizagem. Hoje fala-se muito em analfabetismo funcional. Não basta saber ler, é preciso saber utilizar um cartão de crédito, comprar o bilhete do autocarro na máquina. E muito mais exigências vão aparecendo com a Internet e outras novas tecnologias.
Mas, ainda há muito analfabeto à moda antiga, espalhado pelo mundo. Os números oficiais ferem a nossa dignidade. São, de facto, milhões os que nem sequer sabem ler ou escrever porque não têm escola ou, se ela existe, não encontram condições para a frequentar.
Combater a pobreza à escala do mundo é dar um passo gigantesco a favor da alfabetização. Os líderes dos oito países mais industrializados do mundo, reunidos na Escócia, disseram que queriam combater todas as formas de pobreza extrema. E esta é uma delas, a afectar muitos milhões de pessoas por esse mundo fora.Os índices de analfabetismo podem enganar, mas não deixam de mostrar o rosto de um mundo marcado por desigualdades gritantes. Investir na educação torna-se questão de vida e de morte para milhões de pessoas. É urgente apostar no combate ao analfabetismo. A Escola é um grande espaço de Missão.
Sobre os tempos novos nesta era da informática, outros desafios se levantam. O mundo começa a dividir-se entre os que têm acesso às tecnologias da comunicação (os info-ricos) e os que passam ao lado delas (os info-pobres). Há que gerar um mundo mais justo e solidário para que palavras como ‘analfabetismo’, seja ele de que espécie for, não tenham qualquer espaço nem nos dicionários nem na vida quotidiana das pessoas e dos povos.
Pe. Tony Neves, programa Igreja Lusófona (www.fecongd.net).

Sem comentários:

Enviar um comentário