quinta-feira, 4 de agosto de 2005

PORTUGAL enfrenta seca extrema

Posted by Picasa 73 por cento do território em seca extrema Revela o "PÚBLICO": Autotanques abastecem 53 mil pessoas em 44 municípios
Na segunda quinzena de Julho, cerca de 53 mil pessoas, em 44 municípios, estavam a ser abastecidas por autotanques. Segundo o mais recente relatório da Comissão para a Seca 2005, divulgado hoje, 73 por cento do território está em seca extrema e 27 por cento em severa. Segundo o relatório, as localidades mais dependentes desta ajuda são Mértola (48 por cento da população do concelho) e Nisa (47,2 por cento).
Entre 1 de Janeiro e 20 de Julho de 2005, os bombeiros foram mobilizados para um total de 9278 operações de abastecimento de água em todo o país, a que corresponde uma média diária de 46 solicitações.
A seca levou ainda a que 25 municípios optassem por fazer reduções nos períodos de abastecimento, entre eles Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Manteigas, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo e Vieira do Minho. A medida afecta 52.965 pessoas.
Trinta e sete municípios denunciam o esgotamento de furos (24.102 pessoas afectadas) e 18 municípios referem alguma diminuição da qualidade da água (65.837 pessoas afectadas). “A situação está a ser acompanhada pelas entidades gestoras”, garante a comissão. A albufeira do Enxoé (Alentejo) “não apresenta qualidade que assegure o abastecimento público e as restantes albufeiras (da região) apresentam sinais evidentes da degradação da qualidade da água”.
A generalidade dos municípios, cujos principais problemas se prendem com o “baixo nível de água nas origens subterrâneas e nas albufeiras”, diz estar a adoptar medidas de prevenção para mitigar os efeitos da seca, através da redução das regas de jardins públicos, o reforço da fiscalização nas áreas de protecção às captações, aquisição de material para o abastecimento de emergência, acções de sensibilização das populações, entre outras.
(Para ler mais, clique "PÚBLICO")

Sem comentários:

Enviar um comentário