A XX Jornada Mundial da Juventude que se inaugurou oficialmente esta tarde em Colónia reúne, até ao próximo Domingo, uma multidão em festa, pronta a oferecer ao mundo uma nova imagem da Igreja.
A dois dias da chegada do Papa, cerca de 405 mil participantes, vindos de 197 países, provam a universalidade de convicções, práticas e atitudes que fazem a riqueza da Igreja Católica. O próprio Bento XVI, na sua primeira entrevista de pontificado, fez questão de sublinhar que a Igreja era uma realidade “sempre nova”, tentando afastar imagens e ideias preconcebidas do que seja a Igreja – conceito que muitas vezes corresponde a uma minoria dos mais de mil milhões de católicos em todo o mundo."O Cristianismo está cheio de dimensões ainda não reveladas e mostra-se sempre fresco e novo", disse o Papa.
Colónia, um símbolo privilegiado da civilização europeia, vive mergulhada na euforia natural da juventude, mas não só: presentes na cidade alemã estão 760 Bispos, dos quais 63 Cardeais, centenas de sacerdotes e 7 mil jornalistas. Todos esperam ver se o desejo de Bento XVI se concretiza e um “vento de nova fé” varre o Velho Continente, desgastado pelos seus problemas estruturais, pelo cepticismo perante as suas instituições de referência (Igreja incluída) e, como dizia o Papa, “já sem o entusiasmo e a alegria que vinham da fé”.
Para organizar o megaevento foram gastos 100 milhões de Euros. Quinhentas mil garrafas de água serão distribuídas e 30 mil voluntários mobilizados na organização, não só católicos.
Após vários anos de preparação, o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colónia, não pôde evitar afirmar em conferência de imprensa que “finalmente chegou o momento, já era tempo de a JMJ começar”, manifestando assim o seu entusiasmo e ansiedade, natural, perante um acontecimento destas dimensões.
Numas Jornadas que, como disse o Cardeal Meisner, terão dois Papas – “um no alto, outro aqui em baixo”, em referência a João Paulo II e Bento XVI – é muita a expectativa sobre o que estes jovens podem dizer ao mundo sobre o valor do encontro, da fé e da oração.
(Para ler mais, clique ECCLESIA)