De 6 a 14 de Agosto, terá lugar, no novo Parque de Exposições de Aveiro, a 26ª edição da FARAV, uma das principais feiras de artesanato do País. Este ano, na FARAV vão estar presentes 185 artesãos (27 do Concelho de Aveiro), dos quais 96 estarão a trabalhar ao vivo. São oito os municípios presentes, duas juntas de freguesia do concelho de Aveiro e 14 representações estrangeiras, nomeadamente da China (incluindo Hong Kong), Equador, Gana, Marrocos, Peru, Rússia, Senegal, Índia, Angola, Mali, Zimbabwe, Quénia, Egipto e Brasil. Nesta edição da FARAV, estão ainda presentes seis associações e seis representações oficiais.
A FARAV organiza anualmente o Concurso “A Melhor Peça de Artesanato”, uma iniciativa que tem como objectivo a dinamização e promoção do artesanato português. Este ano estão já inscritas cerca de 20 peças de artesanato, que estarão a concurso nas vertentes Artesanato Tradicional ou Artesanato Criativo.
No campo da gastronomia, os visitantes encontram dez restaurantes típicos e cerca de vinte stands a vender produtos tradicionais, numa oferta destinada a proporcionar-lhes as melhores especialidades e petiscos regionais. Nesta mostra, podemos apreciar as caldeiradas de enguias, variadas confecções da lampreia, bacalhau, as carnes autóctones arouquesa e marinhoa, as chanfanas e o leitão. E tudo isto na excelente companhia dos doces regionais e conventuais que associam história e qualidade – os ovos moles de Aveiro, o pão-de-ló de Ovar, a tradicional doçaria de Arouca, os pastéis de Águeda, entre outros.
A feira conta também com animação todas as noites prevendo-se que possa receber, ao longo dos nove dias, mais de 50 mil visitantes.
::
Programa de animação:
6 de Agosto, 21.30 horas – AQUATUNA
7 de Agosto, 19.30 horas – Quarteto de Saxofones de Aveiro
13 de Agosto, 21.30 horas – Grupo de Fados – Lisete da Conceição, João Mário (guitarra portuguesa) e João Carlos (viola)
14 de Agosto, 19.30 horas – Enfim Brasil
..
Fonte: "Site" da CMA