domingo, 21 de agosto de 2005

Afugente o stresse

Vagueira: praia
  
Ver o mar faz baixar níveis de stresse “Um passeio no parque, o cheiro da relva cortada e o canto dos pássaros são alguns gestos que aliviam o stresse. Mas nada relaxa de forma tão rápida e efectiva como a visão do mar. 
Segundo um estudo que envolveu dois mil adultos, citado pela BBC on-line, o stresse diário atinge 30 por cento da população. Mais de oito em cada dez inquiridos (84 por cento) garantem que o contacto com a natureza é algo que os alivia imediatamente. Olhar o mar tem esse efeito para 42 por cento dos inquiridos e passear no parque – a segunda hipótese mais votada – é uma actividade mencionada por 33 por cento. 
Mas nas cidades a natureza é algo de distante – quase um quarto dos londrinos não experimentaram, nos seis meses anteriores à investigação, o silêncio. De resto, são os citadinos os que mais sofrem de stresse. Apenas 19 em cada cem dos que habitam em zonas rurais dizem sentir-se stressados numa base diária – um valor abaixo da média. 
Christine Webber, que trabalho no relatório, explicou que as pessoas das cidades não estão em contacto com a natureza e isso faz disparar os seus níveis de stresse.” 

Nota: Transcrito do “PÚBLICO” deste domingo

Sem comentários:

Enviar um comentário