domingo, 5 de junho de 2005

Um artigo de Helena Sacadura Cabral, no DN

Ataque em seis frentes
O título desta crónica revela, infelizmente, algumas das minhas dúvidas relativamente às medidas do actual primeiro-ministro, nas seis frentes do seu combate, apregoadas pela comunicação social e nas quais me baseio.
Combate à fraude fiscal. A verdadeira batalha neste campo passa menos pela atitude delatora de publicitar os "rendimentos brutos" - geradores de mais ódio do que os líquidos, cuja redução substancial não produz tanto impacto - e mais pela adopção de regras que impossibilitem certos empresários e alguns profissionais liberais de declarar em sede de IRS menos do que a minha empregada doméstica recebe, por mês, nas duas casas em que trabalha.
Já agora, e a propósito, passará também por tributar igualmente salários iguais. Porque um assistente meu na Universidade leva para casa, deduzidos os impostos, menos do que ela, que recebe 15 ordenados e não declara nenhum deles. Quanto ao resto, a Segurança Social, sou eu que a pago. Por ela e por mim.
(Para ler a crónica na íntegra, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário