"Da Vinci", teatro para crianças,
será apresentada amanhã, pela última vez
Amanhã, Domingo, 19 de Junho, a peça de teatro “Da Vinci” será apresentada pela última vez ao público geral. A sessão tem início às 16 horas, na Fábrica de Ciência Viva.
"Da Vinci" é uma peça dirigida a todas as crianças partir dos 10 anos e aborda o perigo que assombra a cidade de Eureka. Tecnécia usurpou o trono à princesa Larissa, tornando-a sua escrava. Sempre preocupada com a sua beleza, a nova rainha está prestes a arrancar a imaginação de todos os inventores que não satisfaçam os seus pedidos e que, por isso, não a tornem mais bela. E eis que surge Leonardo Da Vinci que, revelando a sua faceta de inventor, e com a ajuda da princesa, tenta salvar o reino. Resta saber se o grande génio, detentor de múltiplos atributos, conseguirá salvar Eureka do poder da ambiciosa rainha.
Em cena manter-se-á a peça Reunião de Professores que interpretam Planetas. Um grupo de professores encontra-se para falar de planetas. O seu envolvimento com as matérias que ensinam, é de tal forma grande, que resolvem personificar os diversos planetas do sistema solar. Um a um vão visitar o Sol, o Rei do Universo, para lhe apresentar as suas reivindicações.
Tudo corre bem até que aparece uma personagem que não foi convidada para a reunião. Trata-se do azul, a cor azul, que procura demonstrar a sua importância, por ser a cor que a Terra apresenta quando vista do espaço. Ao perceber que aquela não é a sua reunião, acaba por se afastar bastante desiludida. Este facto é aproveitado para acabar a reunião dos professores.Esta fantástica história sobre o sistema solar, alia o fascínio da ciência à magia do teatro. Um espectáculo que, além de divertido, nos faz reflectir a respeito da existência da diversidade e pluralidade de olhares sobre o mundo em que vivemos.
A peça é adaptada do texto de Luis Mourão com o título original “O Homem que via passar as Estrelas”, com encenação de Carlos António e represnetação de Ana Ferreira, Ana Poças, Gabriel Silva e Joana Maia.
“RPIP – Reunião de Professores que Interpretam Planetas” é aconselhada a idades superiores a 8 anos.
Após um ano escolar em que o teatro foi «uma outra maneira de falar de ciência» na Fábrica de Ciência Viva de Aveiro vale a pena, a propósito da estreia da peça Da Vinci, fazer um breve balanço da actividade desenvolvida. Durante as dezenas de representações da peça RPIP os professores/actores foram desenvolvendo um conjunto de valências comunicacionais que enriqueciam dia a dia o diálogo com os visitantes. A representação desta peça em algumas escolas onde normalmente este tipo de actividade nunca chega (Izeda, Pampilhosa da Serra) revelou as potencialidades do teatro como veículo de promoção da cultura científica. A peça Da Vinci é a continuação natural desta experiência onde uma estreita ligação à Universidade de Aveiro e ao Teatro da Trindade nos garantiu a qualidade científica e artística necessária. Esperamos para esta nova peça o mesmo sucesso que teve a anterior.
Fonte: "Site" da Universidade de Aveiro