segunda-feira, 23 de maio de 2005

PRAIA DA BARRA: Obelisco

Posted by Hello Obelisco precisa de uma intervenção condigna
O obelisco que se encontra no centro da praceta junto aos Pilotos da Barra precisa de uma intervenção condigna. Construído e inaugurado no tempo do regime do chamado Estado Novo, alguém, depois do 25 de Abril, destruiu as inscrições originais, sem que ninguém até hoje as tenha mandado repor.
Eu sei que nas revoluções se procura destruir tudo o que possa recordar o passado que se combateu. Será legítimo, para uns, e ilegítimo, para outros. De qualquer modo, penso que não podemos apagar da história o que os nossos antepassados fizeram, bem ou mal. O que está bem deve ser respeitado e o que está mal deve ser corrigido e explicado.
Não alinho com os iconoclastas que teimam em acreditar que, destruindo símbolos, tudo fica resolvido. Não fica. O importante é educar para a verdade, assente sempre na democracia e no respeito por quem tem ideias diferentes.
Neste caso, penso que o obelisco, mesmo com as inscrições, não prejudicava ninguém e poderia, com elas, ser ponto de partida para se falar da História Pátria, enaltecendo os regimes que dignificaram o povo português e condenando os que o prejudicaram e vilipendiaram.
O que proponho? Muito simplesmente, isto: reponham as inscrições ou limpem o obelisco dos caracteres que ainda lá estão.
Assim como está, não está bem, penso eu.
F.M.

1 comentário:

  1. Sob minha palavra de honra que desconheço um Blog com a categoria deste. Parabéns ao autor, pelos comentários oportunos e bem fundamentados.

    ResponderEliminar