sexta-feira, 15 de abril de 2005

A FEIRA DE MARÇO cumpre um ritual

As farturas são um ex-libris da Feira 


Farturas da Família Armando têm o seu segredo

Como não podia deixar de ser, fui mais uma vez à Feira de Março, que se realiza há mais de meio milénio em Aveiro. Fui para cumprir a tradição, apoiada num hábito com mais de meio século. A Feira continua a atrair-me, como atrai muitos outros, apesar de seguir quase sempre o mesmo figurino. Barracas de quinquilharias, zona de divertimentos para os miúdos, onde alguns menos jovens também gostam de entrar, quanto mais não seja em jeito de quem vai acompanhar os netos, artesanato e pronto-a-vestir, louças e brinquedos, de tudo um pouco se oferece a quem chega. 
Mais modernamente, mas já com bastantes anos, não faltam as mostras industriais, algumas inovações tecnológicas, espaços de instituições e gastronomia um pouco por todo o lado, porque a Feira de Março quer satisfazer apetites e matar a sede a quem a tem. Aos fins-de-semana há música para quem aprecia e para atrair ainda mais gente, que vem de toda a região aveirense, nem que seja apenas uma vez durante o certame. 
Ora acontece que eu vou sempre à Feira de Março, porque assumo isso como um ritual, desce a meninice, quando lá ia de propósito, para comer uma fartura e para comprar uns livros de bolso da Civilização, numa barraca que tinha um vendedor que pouco falava. Às vezes perguntava-lhe uma opinião, mas o homem encolhia os ombros e deixava-me sozinho a decidir. Dê as voltas que der, tenho de cumprir outro ritual, mesmo que as dietas da minha idade mo proíbam. Não passo sem comer duas ou três farturas, sempre da mesma marca. 
Há décadas que entro no espaço das Farturas da Família Armando, que são, para mim e para muitos, as melhores. O seu sabor doce é inconfundível e não resisto. Sei que as Farturas da Família Armando estão na Feira de Março de Aveiro há cerca de 60 anos. Para quem lá vai há tanto tempo, sabe disso muito bem. O que não sabe é o segredo que envolve a feitura das farturas, que são um ex-libris da Feira. 
Bem olhei, vi como as fritam em azeite bem quente, como as polvilham com açúcar e com canela (será só isso?), mas o segredo está, de certeza (penso eu, claro!), na massa, como diz o italiano. E porque são tão saborosas, no próximo ano lá estarei outra vez, se Deus quiser. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário