segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

Eça de Queirós na Costa Nova

Palheiro de José Estêvão



Passei há dias pela Costa Nova e não pude deixar de olhar para o célebre Palheiro de José Estêvão, registando os meus olhos um certo abandono. Parei, fotografei e lembrei-me de que outrora foi palco, com certeza, de debates políticos, tão ao gosto do nosso insigne parlamentar.
Eça de Queirós por ali andou, graças à gentileza e amizade, de Luís de Magalhães, filho do nosso maior parlamentar, que não de José Estêvão. Conversas literárias e sociais, em que terá participado o ilustre escritor Eça de Queirós, autor de tantas obras célebres e ainda hoje tão apreciadas, de que destacamos, Os Maias, A Relíquia, A Cidade e as Serras, Correspondência de Fradique Mendes, O Crime do Padre Amaro e o Primo Basílio, entre outras. 

Da sua passagem pela Costa Nova, fala o escritor em carta a Oliveira Martins (1884), quando diz: «...Filho de Aveiro, educado na Costa Nova, quase peixe da ria, eu não preciso que mandem ao meu encontro caleches e barcaças. Eu sei ir por meu próprio pé ao velho e conhecido 'palheiro' de José Estêvão...» E na mesma carta, acrescenta: «Apesar de ter retardado ontem o meu jantar até às nove da noite, não pude desbastar a minha montanha de prosa. Levar as provas para os areais da Costa Nova, não é prático -— ó homem prático! Há lá decerto a brisa, a vaga, a duna, o infinito e a sardinha — coisas essenciais para a inspiração — mas falta-me essa outra condição suprema: um quarto isolado com uma mesa de pinho.» 

Anos depois, em 15 de Julho de 1893, em "Entre os Seus, Cartas Íntimas", sublinha: «... a Costa Nova —  e eu considero esse um dos mais deliciosos pontos do globo. É verdade que estávamos lá em grande alegria e no excelente chalé Magalhães».

F.M

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

PELA POSITIVA CHEGOU AO FIM

 Saudações especiais para todos os amigos leitores. Terei de seguir outros caminhos porque parar é morrer. Fernando Martins

Os meus blogues

Seguidores