sábado, 2 de maio de 2020

RETOMADA DAS CELEBRAÇÕES A PARTIR DE 30 DE MAIO

Conferência Episcopal Portuguesa:
Comunicado sobre a «retomada gradual 
das celebrações comunitárias da Eucaristia»

Matriz da Gafanha da Nazaré
«Face ao controlo progressivo da pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19 no nosso País e ao início de medidas de desconfinamento, reiteramos o nosso agradecimento à população em geral e aos cristãos em particular pela atitude responsável de prevenção ao longo desta situação, seguindo as normas e orientações da Igreja e das autoridades governamentais e de saúde.
Rezamos pelas inúmeras vítimas desta epidemia e seus familiares, estamos solidários com os doentes infetados por este terrível vírus e agradecemos o precioso trabalho dos que estão na linha da frente como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais.
Manifestamos o nosso regozijo pela criatividade das comunidades cristãs na intensificação das formas de praticar a fé entre os jovens e nas famílias e pela ação sociocaritativa das instituições da Igreja para com os mais carentes e desempregados.
Comungamos do sofrimento de tantos cristãos privados da participação efetiva na celebração sacramental da Eucaristia, cume e centro da vida cristã, na esperança de um mais rápido reinício das celebrações comunitárias da Eucaristia, fonte da nossa alegria pascal.»

Ler comunicado da CEP 

IDOSOS – O BOM SENSO PREVALECEU

Aqui fica  um retrato do que faremos quando vier o sol 
Segundo as informações e recomendações do Primeiro Ministro António Costa para a nova fase do confinamento, relacionado com o COVID-19, os idosos não ficam enclausurados à força. Estabelecer um horário para os mais velhos, como eu, poderem sair de casa, sós ou acompanhados, não foi por diante, como andava a ser propalado. Afinal, o bom senso prevaleceu e os idosos, que são responsáveis, continuarão a usufruir dos direitos e deveres de toda a gente de bem.  Eles saberão, com as suas famílias ou sem eles, escolher as horas mais recomendáveis para sair, visitar amigos, ir ao café ou às compras, passar por uma livraria para escolher um livro, arejar o espírito, apreciar a natureza, olhar, no meu caso, a nossa laguna e o nosso mar. E encher os pulmões de ar puro e o coração das belezas da vida. 
Um aplauso para o bom senso do Governo. 

Fernando Martins

UM POEMA PARA UM DIA AMENO

O REGRESSO

Como quem, vindo de países distantes fora de
si, chega finalmente aonde sempre esteve
e encontra tudo no seu lugar,
o passado no passado, o presente no presente,
assim chega o viajante à tardia idade
em que se confundem ele e o caminho.

Entra então pela primeira vez na sua casa
e deita-se pela primeira vez na sua cama.
Para trás ficaram portos, ilhas, lembranças,
cidades, estações do ano.
E come agora por fim um pão primeiro
sem o sabor de palavras estrangeiras na boca.

Manuel António Pina


NOTA: Aos meus amigos recomendo: Se andarem nervosos com os confinamentos, leiam Manuel António Pina.

D. MANUEL VIEIRA PINTO. ÉTICA E MÍSTICA

Crónica de Anselmo Borges 
para o Diário de Notícias 
- 1 de Maio de 2020


“Porque é que tu, que és Bispo, quando vens falar comigo, nunca me falas de Deus e da religião, mas do povo, da defesa dos seus direitos e da sua dignidade?”, perguntou o Presidente Samora Machel a D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo de Nampula. “Porque um deus que precisasse da minha defesa seria um deus que não é Deus. Deus não precisa que O defendam. O Homem sim”, respondeu D. Manuel. 
Esta história foi-me contada por D. Manuel Vieira Pinto, à mesa, quando estive lá, no Paço episcopal, em Nampula, durante um mês, em 1992, a preparar uma antologia de textos seus, com o essencial do seu pensamento e que publiquei em 1992: D. Manuel Vieira Pinto. Cristianismo: Política e Mística (Antologia, Introdução e Notas de Anselmo Borges), Edições ASA. Nesse livro, publiquei também textos de homenagem, entre os quais um, excelente, de Mário Soares, então Presidente da República, que o condecorou com a Ordem da Liberdade. 
Aquela resposta do Padre Manuel, como o arcebispo de Nampula, Manuel Vieira Pinto, gostava de ser tratado, diz bem o que é decisivo nele, para compreender o que significou a sua vida para a Igreja e para o mundo. 
Já ia do Continente, como então se dizia, com boa e má fama, como acontece com todas as figuras que marcam a História. Com as suas conferências, a partir do movimento “Por um mundo melhor”, no contexto da assunção plena do Concílio Vaticano II, arrastava multidões.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

CONFINAMENTO - NATUREZA




Estou confinado entre as paredes da minha casa e os muros do meu quintal. E quando estou ansioso, nos momentos em que me imagino fora de casa, livremente, para contemplar as paisagens possíveis e respirar os ares da maresia e do arvoredo, puros porque sempre renovados, procuro a natureza que me envolve em casa e fora dela. 

1.º DE MAIO – UMA PORTA QUE ABRIL ABRIU


No 25 de Abril, recordei um tanto ou quanto levemente, algumas portas que Abril abriu. Hoje, lembro mais uma – O 1.º DE MAIO – de largo alcance social. Realmente, nesta data, evocada e celebrada por todo o mundo democrático, sem peias de qualquer espécie, os trabalhadores homenageiam os que lutaram e morreram pelos seus direitos no mundo do trabalho, clamando por justiça no relacionamento entre patrões e empregados, por salários dignos, por condições laborais humanizantes, pelo direito à greve e à livre associação, pela igualdade de tratamento entre homens e mulheres, por apoios sociais e por reformas compatíveis com as necessidades vitais.
Em 1886 surgiram nos EUA as primeiras manifestações de trabalhadores a exigirem 8 horas de trabalho diário, o que provocou respostas violentas por parte da polícia. Aconteceu em Maio e uma greve geral mostrou o descontentamento reinante contra a exploração do homem pelo homem. 
Três anos mais tarde, em 20 de Junho 1889, a Internacional Socialista, reunida em Paris, convocou uma manifestação anual, para o 1.º de Maio, no sentido de manter a luta pelas 8 horas de trabalho. Era, de certa forma, uma homenagem aos que morreram na defesa de melhores condições laborais e de menos horas de laboração. 
Em 1 de Maio de 1891, numa manifestação em França, morrem dez operários e meses depois, em Bruxelas, a Internacional Socialista proclama o 1.º de Maio como dia internacional para as reivindicações de melhores condições de trabalho. Outros países, sobretudo os mais industrializados, seguem o exemplo dos pioneiros. Havia países em que os operários tinham de trabalhar 16 horas por dia, muitas vezes em condições péssimas e mesmo desumanas. Na nossa terra, nas secas e não só, trabalhava-se de sol a sol. 
Em Portugal houve também celebrações do 1.º de Maio muito incipientes. Na primeira República, os sindicalistas chegaram a ser perseguidos e durante o chamado Estado Novo foram proibidas manifestações sindicais. Só com o 25 de Abril, com as portas que se abriram às liberdades fundamentais, é que o 1.º de Maio passou a ser celebrado, como o Dia Mundial do Trabalhador. É feriado nacional e as festas de e com trabalhadores generalizaram-se a todo o território português. Manifestações, comícios, convívios, com organização das Centrais Sindicais ou mesmo sem elas, os nossos trabalhadores, agora debaixo de um conceito mais alargado, sentem este dia como seu, respeitando-o como homenagem a todos os que, com o seu esforço físico e científico, mas também com a sua capacidade criativa, constroem riqueza e alimentam projetos de dignificação do homem e da mulher para os nossos tempos. 

Fernando Martins

JESUS, O BOM PASTOR, CHAMA-NOS PELO NOME

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo IV da Páscoa 

Jesus estabelece connosco uma relação humana muito rica que, biblicamente, se expressa na imagem do bom pastor que se dedica totalmente às ovelhas do seu rebanho. Visualiza-o no seu agir sempre solícito em benefício de quem está em necessidade. Identifica-o no seu ensinamento acessível a todos. Confirma-o na sua atitude final quando entrega ao Pai o seu espírito. Fixa-o e transmite-o, sobretudo, na narrativa de João no Evangelho que, por sua vez, recorda as mensagens de Ezequiel, cap. 34, dirigidas aos exilados da Babilónia.
João quer fazer uma catequese sobre Jesus ressuscitado. Recorre a contrastes eloquentes: entrar pela porta ou rebentar a sebe que resguarda e protege o rebanho, ser reconhecido na voz que chama e é correspondida ou sentir-se considerado como um estranho sem eco de resposta, ver-se procurado e seguido ou dar conta que é abandonado e fica desolado, cuidar da vida das ovelhas ou desleixar-se a ponto de a falta de pastagens lhes provocar a fome e a morte, fazer-se tudo para elas ou explorá-las e aproveitar ao máximo os recursos que têm. Jo10,1-10

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